Professores da rede municipal de ensino participam de encerramento do Programa Criança Alfabetizada

13 de dezembro de 2019

Fotos: Ricardo Labastier/ SECOM Gravatá

Nesta sexta-feira (13), cerca de 80 professores do 1º e 2º Anos da rede municipal de ensino de Gravatá participaram do encerramento do Programa Criança Alfabetizada 2019, realizado no auditório da Secretaria de Educação. O momento foi de confraternização entre os profissionais e serviu para realizar uma avaliação geral dos resultados da implantação do projeto no município.

Com o objetivo de garantir o processo de alfabetização das crianças da rede pública até os sete anos de idade, o Criança Alfabetizada, que está em vigor no município desde o mês de agosto, é uma iniciativa do governo do estado de Pernambuco, que foi aderida pela Prefeitura de Gravatá. Através de um almanaque de atividades, os pequenos têm acesso a uma metodologia lúdica e interativa de aprendizagem.

“O material do Criança Alfabetizada é muito rico e está sendo muito bem aceito por professores e, também, pelas crianças, que estão encantadas. Esse almanaque tem um caráter interdisciplinar e faz com que o aluno aprenda de uma maneira divertida, através da interação”, explicou Simone Lira, Coordenadora do programa.

Juliana de Oliveira, que é professora do 1º Ano da Escola Edgar Nunes Batista, aprovou o projeto e falou sobre as conquistas já concretizadas só neste semestre.

“Trabalhei com o material do Criança Alfabetizada e foi muito bom, pois as crianças aproveitaram bastante as atividades, que envolveram jogos, leitura, conhecimentos sobre formas geométricas, animais, cultura pernambucana, dentre tantas outras coisas. Esse, sem dúvida, foi um instrumento muito válido de aprendizagem”, enfatizou.

O Prefeito Joaquim Neto também esteve presente no evento, ressaltando a importância de uma educação de qualidade para as crianças.

“Esse é um projeto importante, que visa a melhoria da qualidade do Ensino Fundamental desde o início da vida escolar da criança. Gravatá, inclusive, é um dos municípios que mais se destacaram na utilização desse material, agregando cada vez mais sucesso ao ensino no município”, registrou.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Iris Dias, em 2020, além do 1º e 2º Ano, o programa contemplará também a Educação Infantil, que compreende as crianças de 3 a 5 anos de idade.

“O material com que trabalhamos é muito rico e traz atividades que estimulam a mente da criança naquela idade escolar, inserindo-a em um ambiente leitor. Em 2020, o Governo do Estado já anunciou que o programa se estenderá também para a Educação infantil, o que nos deixa muito satisfeitos em poder estimular a criança desde o seu primeiro contato com a escola”, informou.

Para saber mais sobre o Programa Criança Alfabetizada, acesse: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=36&art=5101

Last modified: 13 de dezembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content