Professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais participaram de uma formação continuada nesta terça-feira (25)

25 de junho de 2019

Foto: Fernando Da Hora/SECOM Gravatá

Nesta terça-feira (25), os professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino participaram de uma formação continuada no auditório da Secretaria de Educação. O objetivo foi propor uma discussão sobre as práticas de ensino, o material didático e suas relações com a adequação aos currículos propostos pelo estado e que direcionam o trabalho pedagógico destas etapas de ensino.

“Hoje, nós formamos uma roda de debates para analisar quais são as relações que os materiais didáticos apresentados pelos professores mantêm com o Currículo de Pernambuco para a Educação Infantil e para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma, pudemos verificar de forma prática a adequação desses materiais às competências e habilidades exigidas nesses documentos, para construirmos uma educação cada vez mais significativa. Além disso, os professores construíram jogos para facilitar o trabalho da oralidade e da escrita das crianças em sala de aula”, explicou Alexsanda Mary, Diretora de Ensino da Secretaria de Educação e formadora do dia.

Ao todo, 58 profissionais da rede participaram da capacitação. A professora do 1° Ano da Escola Jesus Pequenino falou sobre a produtividade e sobre a importância do encontro.

“Essa é a terceira formação da qual participo esse ano, mas é a primeira com essa temática. Aqui, temos uma conversa com os professores e isso faz com que o aprendizado, a partir desse contato, seja ainda mais valioso. É necessário nos atualizarmos quanto aos conteúdos e aos objetivos de ensino exigidos pelo currículo e pelos documentos oficiais”.

A professora da Educação Infantil, Cláudia Pontual, da Escola Manoel Alves, localizada no sítio Limeira, também participou e comentou sobre suas impressões quanto ao encontro.

“Essas formações são muito ricas. Aprendemos a cada vez que nos reunimos. Aqui, temos a oportunidade de aperfeiçoar nossas práticas pedagógicas, tanto a partir da experiência do outro, quanto a partir das teorias de ensino que são discutidas. Conhecer bem o currículo que norteia a nossa prática é indispensável para a realização de um bom trabalho”.

O município de Gravatá adota os currículos elaborados pelo estado de Pernambuco, documentos que contêm os conteúdos e as orientações básicas para o alcance de objetivos de ensino, através do desenvolvimento de competências e habilidades para cada etapa de ensino. A Educação Infantil compreende crianças de 0 até cinco anos de idade, enquanto que os Anos Iniciais do Ensino Fundamental compreendem as crianças a partir dos seis anos e correspondem do 1º ao 5º Ano de escolarização.

Para saber mais, confira os documentos:

Currículo da Educação Infantil
Currículo do Ensino Fundamental 

Last modified: 25 de junho de 2019

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