Prefeitura promove Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Gravatá

21 de agosto de 2019

Fotos: Ricardo Labastier/ SECOM Gravatá

Na tarde desta quarta-feira (21), na sede da Sociedade XV de Novembro, a Prefeitura de Gravatá realizou a Abertura Oficial da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019. Além do Prefeito Joaquim Neto, cerca de 170 pessoas participaram do evento, entre profissionais da educação, saúde e assistência social, bem como as famílias, crianças e jovens com deficiência que são assistidas pelos programas de inclusão social do município.

Após a apresentação do grupo de crianças atendias pelo Centro de Inclusão de Gravatá (CIG), que encantou a todos os presentes com um belo número de balé clássico, Abdalsis de Moura trouxe para o público uma palestra sob o tema “Como realizar uma ação que promove a autonomia e o protagonismo dos deficientes.” Abdalsis é professor de Filosofia do curso de Agroecologia do Serviço de Tecnologia Alternativa  (SERTA) na unidade do município de Glória Goitá-PE. Pai do jovem Helder Moura, que teve paralisia cerebral, o palestrante compartilhou com a plateia sua própria experiência e de sua família, ao lidar com os dilemas e os enfrentamentos causados pela paralisia, servindo de inspiração e mostrando que é possível proporcionar autonomia para a vida das crianças e jovens com deficiência.    

“Essa é a segunda vez em que sou convidado para ministrar palestras na prefeitura. Percebo que muitas vezes, mesmo que inconscientemente, muitas famílias se sentem culpadas por terem filhos com deficiência, mas na realidade, isso não é culpa dos pais. Esse sentimento e a insegurança dos responsáveis acabam gerando uma superproteção que é perigosa para o desenvolvimento das crianças. Por isso, digo que nossas crianças com deficiência não precisam de superproteção, elas precisam é de incentivo”, enfatizou o palestrante.

Simone Rocha, Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMUDE) e Coordenadora do CIG, falou sobre a relevância da realização do evento em Gravatá.

“É necessário que a população perceba a importância das políticas públicas de inclusão social, para que as pessoas com deficiência possam viver plenamente em uma sociedade inclusiva. É preciso, também, desenvolver projetos educacionais, como já acontece na cidade, através do CIG e do Núcleo de Apoio Educacional Especializado (NAEE), que promovam o empoderamento das crianças e jovens com deficiência para que eles reconheçam e desenvolvam suas próprias capacidades”.

Durante o pronunciamento de abertura, o Prefeito Joaquim Neto aproveitou a ocasião para mencionar e parabenizar a participação das famílias em todos os programas de assistencialismo e de inclusão do município. 

“Ficamos muito felizes ao chegar a um evento como esse e ver as famílias reunidas nesse momento de construção de uma Gravatá melhor. Esse foi um dos meus compromissos durante a minha campanha e, hoje, estamos aqui realizando. Tudo isso é o resultado de um grande trabalho dos professores, da equipe da assistência social e, principalmente, das famílias”, registrou o prefeito.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, instituída pela Lei Federal N°13.585 de 26 de dezembro de 2017, acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. Sob a temática para o ano de 2019 “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, o objetivo é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para a inclusão. A iniciativa é uma realização dos estados e dos municípios, em parceria com a Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (APAES).

Além de propor discussões sobre os direitos e a formulação de políticas públicas que promovam a inclusão de pessoas com deficiência, a programação de Gravatá incluirá a realização de pré-conferências, que antecedem a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que será realizada no dia 20 de setembro.

Registraram também presença na cerimônia de abertura a Secretária de Educação, Íris Dias, a Secretária da Assistência Social, Ana Lourdes e o Secretário Executivo, Fernando Júnior, o Secretário Executivo de Planejamento, Wilson Barros e o professor da rede municipal de ensino, Paulo de Tarso, que juntos ao prefeito e à Presidente do COMUDE, compuseram a mesa das autoridades presentes no evento.

Confira a programação completa da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019:

21/08 – Abertura do evento seguida de palestra.
Local: Sede da Associação Musical XV de Novembro
Horário: 14h

22/08 – Pré-conferência
8h em Uruçu-Mirim
14h em Mandacaru

23/08 Pré-conferência
8h em Avencas
14h em Russinhas

26/08 – Palestra “Superação e Autonomia”
14h na Escola Amenayde Farias do Rego Barros

27/08 Pré-conferência da Zona Urbana
14h no CAIC

28/08 Palestra sobre transtorno global do desenvolvimento
14h no CAIC.

Last modified: 22 de agosto de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content