Prefeitura promove exames para o diagnóstico de tracoma nas escolas municipais

25 de setembro de 2018

Fotos: Bruna Oliveira / SECOM Gravatá

A Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Saúde, deu início nesta terça-feira (25) à realização de exames oftalmológicos gratuitos para os estudantes da Rede Municipal de Ensino.

O objetivo é identificar precocemente o tracoma, infecção ocular causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. A transmissão se dá pelo contato físico e seu diagnóstico é dado por um Oftalmologista ou por um profissional de saúde capacitado pelo Ministério da Saúde.

As atividades começaram na Escola Municipal Amenayde Farias do Rego Barros, onde 900 alunos foram atendidos. Os que foram identificados com a doença tiveram seus responsáveis acionados, tomaram a medicação de dose única e receberam as orientações para a prevenção.

A assessora da Agência Ambiental, Pietra Lemos, é a responsável por identificar a bactéria nos alunos e orientá-los.

“O tracoma é uma doença que é ligada à higiene pessoal. Os sintomas mais aparentes são parecidos com os da conjuntivite, como coceira e lacrimejamento. Se não tratados a tempo, podem levar à cegueira. O mais importante é a prevenção, aumentando o hábito de lavar as mãos, o rosto, além de evitar o compartilhamento de maquiagens e roupas de cama”.

A aluna do 7º ano, Keyla Rodrigues,  falou sobre a importância da ação.

“Eu achei essencial, pois não é comum se dar atenção à higiene dos olhos”, disse.

Last modified: 25 de setembro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content