Prefeitura oferece curso de Instrutoria e Consultoria Gourmet aos usuários do CAPS II

5 de fevereiro de 2021

Curso teve duração de dois dias e ensinou aos alunos como reaproveitar insumos

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) atende pessoas com problemas mentais que recebem atendimento por profissionais que proporcionam acompanhamento e tratamento, além de oferecer refeição e acolhimento humanizado.

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento dessas pessoas, a Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Saúde, ofereceu nesta semana uma oficina de Instrutoria e Consultoria Gourmet para os seus usuários de serviços. Ao todo, 13 alunos finalizaram o curso.

O intuito do curso é o reaproveitamento total dos alimentos, e a dinâmica do curso foi realizada com todos os insumos que são utilizados no dia-a-dia das pessoas, como por exemplo a casca da banana que pode ser reaproveitada para fazer doces. Consequentemente, gera economia financeira das pessoas.

Segundo o Professor e Consultor de Gastronomia, Ivan Vilar, tudo o que sobra das refeições é reaproveitado com a finalidade de diminuir os insumos de lixo e enfatiza a importância do curso para os seus usuários: “É importante esse curso porque traz para eles o empoderamento, uma vontade de se descobrir na arte e na gastronomia. Foi uma oficina rápida, apenas 2 dias, mas percebi que uma boa quantidade de alunos se interessou e querem mais cursos”.

Já a coordenadora de Saúde Mental de Gravatá, Jane Silva, destaca a relevância dos usuários de serviços do CAPS fazerem um curso como esse: “É fundamental e revigorante trazer possibilidades para as pessoas. Queremos fazer mais oficinas que visem tornar o sujeito mais empoderado diante de suas dificuldades psíquicas e que toda sociedade entenda que as pessoas que têm transtornos possam ser atuantes”.

Suely Rodrigues, aluna do curso, fala de sua experiência em participar do curso. “Eu participei do curso, foi muito bom, aprendi coisas novas e me aperfeiçoei em outras e foi maravilhoso”, disse.

Sempre bastante participativa e humanizada, a gestão marcou presença através da secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, que reafirmou o compromisso com as pessoas. “Queremos transformar a vida da população e dar oportunidade, atenção e fazer valer o que estamos realizando. É estar juntos das pessoas. É isso também que nosso prefeito deseja de nós os secretários, que a gente transforme a vida de cada um”.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Last modified: 5 de fevereiro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content