Prefeitura debate orçamento com a população em audiência pública

14 de setembro de 2017

Fotos: Allan Torres / SECOM Gravatá

A Prefeitura de Gravatá promoveu agora há pouco uma audiência pública com o objetivo de apresentar e debater o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) do município. O fórum foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Vereadores e contou com a participação de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e da sociedade civil organizada.

Foram seis horas de debate. Os participantes puderam conhecer as ações, diretrizes, objetivos e programas previstos para cada secretaria, assim também como a estimativa de receitas e despesas da gestão municipal para os próximos anos.

“Esse é um trabalho coletivo feito com muito esforço há meses por toda a equipe de secretários municipais. Hoje nós estamos apresentando a materialização do nosso Programa de Governo”, ressaltou o Secretário de Planejamento, Wilson Barros.

A audiência foi dividida em duas etapas: primeiro os secretários apresentaram as propostas de cada pasta e logo em seguida responderam os questionamentos dos vereadores e da população presente. Para o Secretário de Governo, Joeides Pereira, a audiência mostrou o compromisso do governo de ouvir a sociedade e de assegurar a transparência na gestão fiscal.

“A participação da comunidade é fundamental nesse processo. É um momento ímpar para exercer a cidadania e o controle fiscal’, disse.

Entenda a LOA e o PPA:

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é um instrumento por meio do qual o governo municipal junto da população estabelece as principais metas da administração pública para o período de um ano. Já o Plano Plurianual (PPA) receberá as sugestões, que serão dadas pelos secretários, vereadores e munícipes, que vão nortear as ações administrativas nos próximos quatro anos.
A prefeitura tem até o dia cinco de outubro para entregar a elaboração dos instrumentos orçamentários oficialmente a Câmara, que por sua vez terá até dezembro para devolver ao Executivo.

Last modified: 14 de setembro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *