Prefeitura de Gravatá recebe novo presidente do Crea-PE

20 de abril de 2021

Conversa foi importante para tratar sobre a burocracia existente na construção civil da cidade


Com o objetivo de aproximar a gestão municipal de Gravatá com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento, recebeu integrantes da instituição nesta terça-feira (20), no Paço Municipal.

O conselho foi instituído no Brasil, em 1933, pelo Governo Federal, como um instrumento para fiscalizar e orientar os trabalhos e o exercício profissional da engenharia, além de proteger a sociedade da ação de profissionais inabilitados.

Com esse cuidado, o novo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, destacou o motivo da reunião na prefeitura. “Nós queremos aproximar o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE) da atual gestão de Gravatá, e em prol de uma gestão mais próxima da sociedade. Mostrar ao gestor público que não há desenvolvimento de uma cidade sem arborização, sem acessibilidade, sem água em todas as residências, sem saneamento básico, sem energia limpa e sem um crescimento ordenado do município. É bom para a cidade, para a sociedade, para o Crea e para os profissionais da engenharia da geociências. Esse diálogo a gente está buscando com todos os municípios para apresentar que contratar um profissional habilitado não é custo, é investimento”, pontuou.     

O secretário municipal de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros, avaliou o encontro de forma positiva. “O Crea é uma instituição pública federal que tem muita importância pela valorização dos profissionais e Gravatá já teve oportunidade de contar com o conselho nas discussões no aprimoramento de legislação, onde a gente já recorreu para obter esse apoio logístico e de informação técnica, tanto para o Plano Diretor do município, onde foi dado uma grande contribuição, como também para reformular o Código de Obras de Gravatá”.

Ainda para Vital Medeiros, o intuito da atual gestão é destravar a burocracia na construção civil de Gravatá. “Essa vinda foi para confirmar a disposição da instituição em apoiar as iniciativas do município de Gravatá nesse sentido: fortalecer o profissional da engenharia e também dá uma contribuição do conhecimento técnico nas discussões de aprimoramento da nossa legislação. Estamos inclusive com uma comissão para revisão do código de obras. Essa comissão foi constituída pelo prefeito padre Joselito e vamos querer a opinião do Crea também”. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)         

 

Last modified: 20 de abril de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content