Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, secretários divulgaram
saldo dos primeiros 40 dias atribulados do novo governo municipal
A gestão do prefeito de Gravatá, padre Joselito Gomes, completou 40 dias e, na quinta-feira (11) para foi realizada uma coletiva de imprensa direto do auditório da Secretaria de Educação e transmitida ao vivo pelas redes sociais da prefeitura. Na ocasião, estiveram presentes todos os secretários municipais da gestão.
O secretário de Administração de Gravatá, André Fernandes, foi o mediador da live e iniciou a transmissão com uma denúncia grave. “Na instalação de redes wifi no gabinete do secretário de Finanças, nós descobrimos a presença de um equipamento de escuta telefônica, bem como de uma câmera instalada numa luminária. A partir daí, o prefeito Joselito determinou uma varredura nas secretarias e foi encontrado mais um equipamento de escuta em cima da mesa do presidente da Comissão Permanente de Licitação que transmitia as informações captadas via wifi para algum lugar”.
Após a constatação disso, foi solicitada a presença da Polícia Civil de Pernambuco, que se apresentou por meio do Instituto de Criminalística (IC). Com o perito, foi localizado também o terceiro equipamento de escuta. Dessa vez, ele estava escondido em uma tomada de energia no gabinete do prefeito.
“Esses equipamento foram entregues à Polícia Civil e as providências na ordem criminal já foram tomadas e estão sob o cuidado do Ministério Público de Pernambuco e da Delegacia de Polícia de Gravatá. Para que isso seja esclarecido e preste satisfação à sociedade gravataense de quem determinou a instalação dessa escuta e da câmera, e também para onde esses dados estavam sendo encaminhados e para atender a que interesse”, destacou o secretário.
André Fernandes também apresentou todas as dificuldades comuns em todas as pastas que a atual gestão encontrou a partir do período da transição entre os governos. Entre elas: a falta de computadores em todas as secretarias e também, a falta de informação nos computadores que estavam nos prédios públicos.
“As principais dificuldades que encontramos assim que assumimos foram os caos financeiro e administrativo com que nos deparamos, sobretudo com a falta de informações. Grande parte dos computadores eram alugados e, com isso, foram devolvidos à empresa contratada a pedido da atual gestão. Não tivemos acesso às redes sociais da prefeitura, nem a senha do site para alimentar Portal da Transparência, por exemplo, e não tivemos acesso a informações essenciais para os primeiros dias. Falta de recursos em caixa para tocar as primeiras ações e um débito de aproximadamente R$ 14 milhões só na Secretaria de Saúde”.
Ao todo, 16 secretários comandam as pastas que auxiliam o prefeito padre Joselito Gomes na gestão de Gravatá.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)
Last modified: 12 de fevereiro de 2021