Prefeitura de Gravatá dá orientações aos comerciantes para a reabertura de estabelecimentos

3 de agosto de 2020

Fotos: Vanessa Bastos/SECOM Gravatá

Nesta segunda-feira(03), a Prefeitura de Gravatá, através da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, iniciou uma série de visitas aos estabelecimentos do comércio local, que serão reabertos após longo período de fechamento durante a pandemia. O objetivo é orientar os comerciantes e fiscalizar o atendimento aos procedimentos de higiene para esta primeira etapa de reabertura. Dentre os estabelecimentos visitados, estão o Mercado Gustavo Borba (mercado de farinha), o Mercado Cultural, academias e restaurantes.

Primeiramente, os vigilantes sanitários visitaram o Mercado Gustavo Borba, onde foram repassadas as orientações sobre cuidados com os alimentos, que devem estar cobertos, e sobre a limpeza dos balcões. Posteriormente, os boxistas do Mercado Cultural receberam algumas informações sobre o reforço das práticas de manipulação dos alimentos, plastificação de cardápios, higienização de mesas, cadeiras e bandejas, proibição da exposição dos clientes aos produtos alimentícios prontos e utensílios, como talheres e guardanapos sem a devida proteção.

“Se a gente cumprir todas as regras, como o distanciamento e a higienização, não iremos precisar fechar os estabelecimentos de novo. O Mercado Cultural deverá ter suas portas abertas no fim de semana, depois de cinco meses fechado. As lanchonetes e bares no mercado de farinha irão abrir também. O Prefeito Joaquim Neto está sempre se preocupando em fazer a lavagem nos locais, mantendo a fiscalização”, ressaltou o Secretário Executivo de Comércio, José Eufrázio.

As recomendações dadas aos donos e funcionários de restaurantes foram as mesmas, além da higienização eficaz dos banheiros, disponibilização de álcool em gel, proibição do self service, marcação de lugares em filas e a separação mínima de um metro entre as mesas. Também foi informado que é fundamental que o funcionário que seja infectado com a Covid-19 seja afastado do trabalho.

Edjane Cabral, proprietária do restaurante Make Tudo, que estava fechado desde o dia 15 de março, atendendo ao público apenas como Delivery, ressaltou que a visita da prefeitura foi importante para esclarecer algumas dúvidas, já que ela não sabia da proibição do uso de toalhas nas mesas e do self service.

“Esse recomeço está sendo bem emocionante porque vamos lidar com um novo sistema e com vidas, mais do que nunca. Trata-se de um processo muito cuidadoso, mas está sendo bem prazeroso também. Sei que nós vamos conseguir e a prefeitura está nos apoiando. Recebemos um número grande de turistas e eles estão ansiosos pra esse recomeço”, completou Edjane.

 

 

 

 

“No meu caso, não tive um grande prejuízo na pandemia pois o mercado não fechou, já que somos da área de alimentação. Só o horário foi reduzido. Eu só tenho o que agradecer à vigilância pela lavagem que vai ser feita amanhã. É importante que a equipe venha porque eu cuido do meu box, o vizinho cuida do dele, mas sempre tem alguém que não cuida. Às vezes, por conta de um, todo mundo se prejudica. Recomendo que todos tenham mais higiene. Com uma injeção de ânimo da prefeitura, todo mundo vai colaborar”, conta Maria das Graças, dona de um box há mais de dez anos no Mercado Gustavo Borba.

Os procedimentos de higienização e de segurança para este momento de reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais são estabelecidos pelos decretos municipal, de N° 60 e estadual, de N° 49055.

“É importante o cumprimento desses decretos para que o município possa progredir e passar para a outra fase, determinada pelo Governo do Estado. Nós também somos fiscalizados pelos órgãos estaduais. A progressão da abertura desses espaços é importante para a economia local, que tem ficado parada durante os últimos quatro meses”, explicou o Secretário Executivo, responsável pela Vigilância Sanitária, Carlos Romero.

Last modified: 3 de agosto de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content