Prefeitura de Gravatá agora conta com sistema de Ouvidoria Online

30 de julho de 2019

Fotos: SECOM Gravatá

A Prefeitura de Gravatá agora conta com um novo sistema de Ouvidoria Online, proporcionando mais agilidade e menos burocracia para a população na hora de fazer reclamações ou pedir esclarecimentos aos diversos setores da gestão municipal. 

“Com a ouvidoria digital, facilitaremos ainda mais a comunicação entre a prefeitura e o cidadão. Mesmo os pedidos que forem feitos pessoalmente, ou pelo telefone, agora serão também registrados na plataforma, o que irá promover um melhor controle, para que, tanto o servidor, quanto o cidadão possam acompanhar online as etapas da solicitação,” explicou a Controladora Geral do Município, Wedja Martins.

Com o novo sistema, as reclamações e sugestões serão automaticamente encaminhadas para cada setor competente da prefeitura, como as secretarias municipais, por exemplo, para que cada uma possa, o mais rápido possível, encaminhar para o solicitante a resposta para a reclamação. Para maior eficiência do serviço, representantes de cada secretaria participaram de uma formação nesta segunda-feira (29). Na ocasião, os servidores foram capacitados para utilizarem o programa da maneira mais rápida e eficaz na hora de atender à população.

“Deixamos a plataforma o mais simples possível, tanto para o usuário, que vai fazer a solicitação, quanto para os servidores, que irão responder. Esse novo sistema vai agilizar bastante o serviço que antes demandava ofícios impressos que eram entregues nas secretarias, gerando uma perda de tempo muito grande. Além disso, toda aquela burocracia causava gastos à toa de material,” pontuou o Coordenador de Tecnologia da Informação – (TI) do município, Gustavo Villar.

O objetivo de uma ouvidoria é, conforme a Lei Federal n° 13.46/2017, garantir os direitos dos cidadãos ao possibilitar um canal para manifestações perante a administração pública acerca da prestação de serviços públicos. Este canal é responsável por receber a manifestação, com identificação do requerente, ou anonimato e encaminhar internamente, conforme a necessidade.

A Prefeitura de Gravatá lembra que os canais já existentes, como o atendimento presencial na Controladoria Geral do Município e o contato telefônico continuam em funcionamento. Os telefones da Ouvidoria são o 0800 281 9079 e 3563-9007.

Confira o passo a passo para utilizar a Ouvidoria Online de Gravatá:

– No computador, celular ou tablet acesse o http://www.prefeituradegravata.pe.gov.br/ouvidoria/#!/menu/home

– Selecione a categoria (denúncia, reclamação, elogio, sugestão ou solicitação);

– Preencha o formulário rápido, ou opte pelo anonimato;

– Descreva sua solicitação;

– Inclua fotos se as tiver para facilitar o atendimento;

– Envie o seu pedido;

– Acompanhe todo o processo através do e-mail cadastrado ou do número de protocolo gerado.

Last modified: 30 de julho de 2019

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