Prefeito reúne autoridades e debate esquema de segurança para o período junino em Gravatá

7 de junho de 2019

Fotos: Fernando da Hora / SECOM Gravatá

Após uma primeira reunião realizada no dia 23 de maio, em que o Prefeito Joaquim Neto reuniu representantes da segurança pública e responsáveis pela infraestrutura do período junino em Gravatá, as autoridades voltaram a se encontrar nesta sexta-feira (7) para apresentar as medidas que serão tomadas por cada instituição para manter a segurança durante a programação do São João 2019.

“Esse planejamento é indispensável. O alinhamento entre as equipes tem nos proporcionado bons resultados, pois a integração entre as instituições tem dado uma cobertura maior. Dessa forma, um ajuda o outro na prestação do serviço à população. Queremos manter o padrão de segurança em nossos eventos, que já é referência no estado,” disse o prefeito.

Na ocasião, a Polícia Militar informou que durante as festividades, será realizado cerca de 500 lançamentos policiais, tanto no patrulhamento interno da festa, nas proximidades do pátio de eventos, quanto nos perímetros externos do município.

“Apesar de Gravatá ser uma cidade diferenciada e não apresentar muitas ocorrências durante os eventos, nós estamos preparados para possíveis emergências e daremos todo o apoio que a população precisar. Teremos um número de telefone e whatsapp de plantão para que as pessoas possam entrar em contato conosco durante qualquer horário, que é o 81 99488-5749,” disse o Ten. Cel. Fábio Batista, Comandante da 5ª CIPM Gravatá.

Durante os dias de evento, a Polícia Militar ainda irá oferecer o serviço de cadastramento de aparelhos celulares no aplicativo “Alerta Celular,” ferramenta que facilita a busca e a identificação de celulares roubados. Para isto, um stand estará montado no parque de eventos para atender à população, que para realizar o cadastro, basta apresentar o celular, o RG e o CPF. No mesmo espaço, as pessoas terão acesso à ouvidoria da Secretaria de Defesa Social, que estará disponível para registrar quaisquer reclamações durante as festas.

Além disso, uma delegacia móvel estará instalada no pátio de eventos, para o registro de pequenas ocorrências. A Delegacia de Gravatá também estará com as portas abertas em todos os dias de programação, para o atendimento e registro de Boletins de Ocorrência, nos possíveis casos mais graves.

O Detran também terá uma base instalada na avenida Joaquim Didier, onde a população poderá acionar apoio em caso de congestionamento de trânsito ou alguma denúncia de motoristas dirigindo sob efeito de álcool. O prefeito reforçou o pedido aos agentes para que as blitz tenham teor educativo e que o trânsito flua com mais facilidade. A Guarda Municipal também irá auxiliar na organização do trânsito.

A Polícia Rodoviária Federal terá um sistema operacional flutuante no percurso entre Recife e Caruaru. Durante o final de semana de São João, será disponibilizada para Gravatá uma unidade aérea para dar suporte ao SAMU, em casos de possíveis emergências.

A Secretaria de Saúde também estará com reforço extra no atendimento hospitalar, disponibilizando uma tenda para atendimentos rápidos que também estará instalada no pátio de eventos. Além disso, a secretaria irá realizar uma campanha socioeducativa em saúde durante o São João Comunitário.

O Corpo de Bombeiros também irá disponibilizar um número maior de profissionais de plantão para possíveis situações de emergência. Durante a montagem e instalação da infraestrutura dos palcos e da rede elétrica, os bombeiros estão realizando a fiscalização nos locais, garantindo a segurança da população e evitando possíveis acidentes.

Uma outra medida de segurança tomada será a proibição de garrafas de vidro circulando nas festas. Equipes estarão realizando a troca de bebidas em vidro por recipientes plásticos em todas as entradas da festa. O Ministério Público, Conselho Tutelar e Secretaria de Assistência Social estarão realizando campanha e fiscalização acerca da venda e consumo de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

A Limpeza Urbana também ganhou reforço para o período junino. Agentes de limpeza extras foram contratados e mais um caminhão de coleta será disponibilizado no município. Pontos de descarte de lixo serão instalados em locais estratégicos. As equipes irão realizar a limpeza das ruas logo após o término dos shows.

A Celpe já está realizando a troca de fiação em diversos bairros do município. Levando-se em consideração o crescimento significativo do número de habitantes na cidade e a sobrecarga na rede elétrica, a companhia instalou seis equipamentos com chaves automatizadas na região e irá disponibilizar equipes de plantão durante os dias de evento. A Compesa também terá equipes a postos para casos de emergência.

No final da reunião, o prefeito assinou o Termo de Ajustamento de Conduta, em que fica determinado que no pátio de eventos, nos dias 14, 21 e 22 de junho, as festas serão realizadas até às 2h. No dia 15 de junho, a programação seguirá até às 2h30, enquanto que na véspera de São João, 23 de junho, os shows serão estendidos até às 3h. No Polo da Sanfona, a programação será encerrada meia hora antes do horário de término no pátio. As festas esse ano serão realizadas nos dias 14, 15, 21, 22 e 23 de junho.

Last modified: 7 de junho de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content