Prefeito Padre Joselito recebeu a visita do secretário Estadual Alberes Lopes

10 de fevereiro de 2021

Encontro aconteceu para firmar parceria entre a gestão e o Governo do Estado

Pensando sempre na população gravataense, o prefeito Padre Joselito recebeu em seu gabinete, na Prefeitura Municipal de Gravatá, o secretário Estadual de Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes para tratar de empregabilidade, oportunidades de trabalhos e geração de renda para os microempreendedores da cidade. Também estiveram presentes o deputado Estadual, Waldemar Borges e o secretário de desenvolvimento econômico, João Paulo.

Durante a reunião, foi abordado a exploração das potencialidades do município, entre elas: produção de móveis, gastronomia, flores e artesanatos. Além de trazer cursos profissionalizantes de beleza, culinária, entre outros que oferecem retorno financeiro de forma imediata. Todos os cursos escolhidos são pela demanda da cidade e no momento foi apontado o comércio de flores para o pontapé inicial.

Citado durante a conversa, o COPE é a Central de Oportunidade de Pernambuco e são oferecidos serviços da Agência do Trabalho, da Junta Comercial de Pernambuco (JUCEPE), e da Agência de Empreendedorismo (AGE) cujo principal papel é coordenar o Programa de Crédito Popular. O COPE vai simplificar a vida da população ao disponibilizar diversos serviços em um só local, tendo o objetivo de aumentar a mão de obra qualificada, melhorar a gestão de negócios, otimizar custos de operacionalização e ofertar serviços da Agências de Trabalho na cidade.

Para João Paulo, secretário de Desenvolvimento Econômico, essa reunião foi fundamental para que ambas secretarias dialoguem e tragam resultados ao público desejado. “Que a gente possa trazer alguns serviços ou benefícios que o estado tem a oferecer, como por exemplo o COPE que é uma agência que dentro dela realiza vários serviços de apoio ao microempresário, apoio às pessoas físicas, apoio como a Agência de Trabalho e também parcerias com o SEBRAE para cursos de qualidade que atuam nas potencialidades do município”, destacou o secretário.

Alberes Lopes, secretário Estadual de Trabalho, Emprego e Qualificação enfatiza que é de suma importância para a população, principalmente aos jovens e trabalhadores os benefícios através de cursos de qualificação que irão trazer. “Através do COPE que vai vir quatro serviços que Gravatá hoje não tem. Vai ser muito importante porque a população não vai precisar ir para outras cidades para obter esses serviços como o AGE, Agência de Trabalho, entre outros. Então, vai ter em Gravatá esses serviços que vai ser de grande ajuda aos comerciantes e trabalhadores”, enfatizou.

O intuito é oferecer cursos de capacitação também é porque a partir da qualificação as pessoas podem ganhar dinheiro e gerar rendas para as suas famílias. “Outro projeto interessante em parceria com o SEBRAE onde identificamos várias potencialidades na cidade e aqui vamos explorar para gerar renda para que as famílias possam gerar mais dinheiro e isso vai ser muito importante para Gravatá”, destacou o secretário estadual.

Outro ponto abordado na reunião é a questão do desemprego e junto a ele a qualificação da juventude para poder disputar o mercado de trabalho.

Waldemar Borges, Deputado Estadual, destacou a importância da união entre os governos para beneficiar a população de Gravatá e combater o desemprego. “O que está havendo aqui hoje é união da Prefeitura com o Governo do Estado para realizar o enfrentamento deste problema. Definimos o conjunto de cursos que virão para Gravatá, ações que irão fortalecer setores produtivos da cidade como o setor moveleiro e floricultura, tudo voltado para dar a resposta a esse problema tão grave, principalmente o da juventude que é o desemprego”, destaca.

O prefeito Padre Joselito, ressalta a relevância deste encontro entre estado e município e o que a gestão quer para o pequeno empresário. “Hoje recebemos o secretário estadual da Secretaria de Trabalho, além de outros encontro que tivemos com o SEBRAE e assim sendo, nós teremos em Gravatá toda uma estrutura que será preparada e montada para atender pessoas que queiram se qualificar, pessoas que queiram montar o seu próprio negócio. Estamos vendo uma possibilidade de linha de crédito com juros baixos de modo que você possa ser um empreendedor, que possa ser legalizado, e assim desenvolver suas atividades com segurança, com equilíbrio, sabendo qual caminho você deve seguir e ter bons resultados e o SEBRAE entra com muita competência, com muito conhecimento para oferecer o melhor a população de Gravatá”, afirmou.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Last modified: 10 de fevereiro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content