Prefeito Joaquim Neto participa de encerramento dos Programas de Educação Integral do município

13 de dezembro de 2018

Fotos: Anderson Souza/ SECOM – Gravatá

A tarde foi marcada por apresentações culturais e esportivas. Crianças e adolescentes participaram hoje (13) do encerramento dos programas AABB Comunidade, Novo Mais Educação e Mais Alfabetização, ofertados aos estudantes da rede municipal de ensino durante todo o ano.

Música, ballet, roda de capoeira, coral e parkur, foram algumas das atividades apresentadas pelos alunos durante a culminância dos programas.

O prefeito Joaquim Neto fez questão de participar do evento e destacou a importância das atividades para os estudantes gravataenses.

“Estou muito feliz de ver o bom desenvolvimento de nossos alunos. Esses programas são de extrema importância para a educação de nossas crianças, para o futuro delas. O próximo ano será ainda mais construtivo e de muitas novidades para os estudantes do município”,

Também estiveram presentes no evento, o Gerente do Banco do Brasil, José Ricley, o Presidente da AABB, Gustavo Saborido, As Secretárias de Educação, Íris Dias e Marise Pereira, a Diretora de Ensino, Alexsandra Carvalho e os Secretários Municipais, Joeides Pereira e José Pedrosa.

Durante a cerimônia de encerramento, foram entregues 11 computadores para uso do programa nos próximos anos.

“É um material de base e muito útil para os alunos. Eles vão poder utilizar esses equipamentos para pesquisas, aprendizado, e para muitos será o primeiro contato com a informática. Isso trará novas possibilidades e atividades para todos, incluindo os educadores”, ressaltou Gustavo Saborido, Presidente do AABB.

Maria Eduarda, da Escola Municipal da Serra, diz que o programa mudou a sua vida e que todo aprendizado foi muito importante.

“A música, as aulas, o convívio e a interação com todos do programa mudou minha vida. Poder cantar hoje aqui no evento é muito importante e fico muito feliz, espero que em 2019 eu aprenda ainda mais”, disse.

A Secretária de Educação Íris Dias, explica o quão as atividades ajudam os jovens de hoje.

“Os programas de educação integral no município vislumbra o resgate das crianças nas escolas. Através das atividades, conseguimos fazer com que os jovens tenham prazer em estar na vivência escolar, ofertando um desenvolvimento mais saudável, com maiores perspectivas para o futuro”, destacou.

Sobre os programas: cerca de mil alunos do terceiro ao nono ano da rede municipal de ensino foram beneficiados com as atividades. Mais de 10 oficinas foram ofertadas aos jovens, como ballet clássico, natação, escolinha de futebol, reforço nas disciplinas de português e matemática, tudo isso para estimular o desenvolvimento social, artístico, atlético e escolar para as crianças e adolescentes do município.

Programa Integração AABB Comunidade: Consiste em uma proposta socioeducativa, desenvolvida dentro da AABB, que integra família, escola e comunidade. É uma parceria entre a FENABB (Federação Nacional das AABBs), Fundação Banco do Brasil, Agência Banco do Brasil local, AABB e Prefeitura Municipal de Gravatá, através da Secretaria Municipal de Educação.

Programa Mais Alfabetização: Foi criado pelo MEC no início de 2018 e já viveu seu primeiro ano de prática, atendendo no nosso município um total de 22 escolas e mais de 1200 alunos do primeiro e segundo ano das séries iniciais de ensino. Os alunos foram acompanhados em sala de aula por Assistentes de Alfabetização que dedicaram entre 5 e 10 horas semanais ao auxílio do professor regente na alfabetização matemática e no letramento desses alunos.

Programa Novo Mais Educação: O Programa traz a proposta de integralidade da educação por meio de oficinas educacionais que acontecem no contra turno escolar. Em 2018 o programa foi ofertado nas escolas municipais da Serra, Monsenhor José Elias (CAIC), CFM Carmem de Oliveira e Silva (ODIP), Cônego Eugênio Vilanova, Maria Alice da Veiga Pessoa, Intermediária João Paulo I, Intermediária Dom Paulo Hipólito de Souza Libório, Francisco Galdino Chaves e Marechal Costa e Silva. 

 

Last modified: 13 de dezembro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content