Prefeito Joaquim Neto decreta medidas preventivas contra o Coronavírus

16 de março de 2020

Foto: Fernando da Hora / SECOM Gravatá

Diante do crescimento de casos do Coronavírus no Brasil, o prefeito Joaquim Neto se adiantou e decretou algumas medidas preventivas que serão adotadas em Gravatá. A suspensão das aulas das redes pública e privada, cancelamento de eventos com mais de 100 pessoas e a instalação de um comitê de crise para o enfrentamento do vírus, são algumas das medidas que foram anunciadas nesta segunda-feira (16), através do Decreto Municipal 015/2020.

Apesar de até o momento não haver nenhum caso suspeito em Gravatá, o município está adotando um plano de contingenciamento coordenado pela Secretaria de Saúde. Mais de 350 profissionais do município já foram treinados para lidar com pacientes com o novo vírus e desde fevereiro medidas preventivas já vinham sendo tomadas. Com o decreto, a cidade passa a adotar ações mais restritivas e reforça o monitoramento.

A primeira iniciativa determinada pelo prefeito foi a criação de um comitê de enfrentamento com representantes de várias secretarias e setores envolvidos na questão do coronavírus. Também foram suspensas as viagens de servidores a serviço do município para território nacional e internacional.

O novo protocolo de Gravatá é baseado em recomendações do Ministério da Saúde e do Decreto Estadual para municípios sem nenhuma ocorrência confirmada. A gestão municipal ainda recomendará a empresas, faculdades e outras instituições a adotarem o mesmo padrão.

“Não existe motivo para pânico, mas é importante que a gente saia à frente e adote essas medidas preventivas. Nossa cidade não possui nenhum caso suspeito e com essas ações, minimizamos a exposição e as possibilidades de contração do Covid-19”, falou o prefeito.

No site da Prefeitura haverá uma aba especial com atualizações diárias acerca do coronavírus, evitando as fake news e informando em tempo real sobre os possíveis casos do vírus no município e dicas de prevenção e
Confira algumas medidas do novo protocolo de enfrentamento ao coronavírus para Gravatá:

(Decreto 015/2020, válido a partir de 16/03): Confira na íntegra – Clique aqui

– Instalação do comitê de crise para o enfrentamento do vírus;
– Suspensão de aulas na rede pública municipal e rede privada no período de 18 de março a 10 de abril;
– Suspensão de eventos culturais públicos ou privados acima de 100 pessoas;
– Suspensão de gozo de férias e viagens de servidores para território nacional e internacional;
– Suspensão dos serviços odontológicos que não sejam de urgência e inadiáveis;
– Suspensão de atividades em grupos de Sistema de Convivêncoa e Fortalencimento de Vínculos;
– Fica autorizada a realização de despesas, inclusive com dispensa de licitação para contratação de profissionais e aquisição de meducamentos e insumos para o enfrentamento da epidemia.

Last modified: 17 de março de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content