Prefeito e secretário de Turismo de Gravatá recebem presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)

17 de março de 2021

Intuito deste encontro foi apresentar o projeto do trem turístico para o município e viabilizar convênio de operação técnica

Na terça-feira (17), o prefeito Padre Joselito e o secretário de Turismo, Júnior Darita, receberam o Presidente da CBTU, José Marques para um café da manhã no Rei das Coxinhas. Na ocasião foi apresentado o projeto e o Convênio de Operação Técnica para recuperar e operar um trecho ferroviário para implementação do trem turístico na Serra das Russas.

A gestão também se preocupa com a inclusão social da população, já que algumas comunidades do município se localizam em cima da linha férrea. Então, o primeiro passo é resolver essa questão oferecendo qualidade de moradia, dignidade e inclusão social, para depois trabalhar o projeto do passeio turístico.

Também estiveram presentes, acompanhando o presidente da CBTU, José Marques, o gerente regional de Manutenção da CBTU Recife, Fábio Dantas, o gerente operacional de Transporte da CBTU Recife, Carlos Eduardo, o coordenador Operacional de Aprovisionamento da Manutenção, Alexandre José.

O deputado Estadual, Waldemar Borges participou do encontro junto à equipe da Prefeitura de Gravatá na qual também estiveram presentes, o secretário executivo de Administração, Gilberto Lima, o comandante da Polícia Militar (5ª CIPM), Major Kleber Freitas, o Chefe de Gabinete, Lucas Noia, o secretário executivo de Turismo, Ricardo Machado e o turismólogo, Patrick Macedo.

Waldemar Borges, falou desse momento com a CBTU: “Esse encontro representa um dos primeiros passos para a gente tirar do papel esse sonho antigo da cidade que é o de ter esse trem de turismo. Gravatá tem um percurso com linhas férreas mais lindas que existem no Brasil. Para tirar esse sonho do papel e torná-lo realidade é preciso muita articulação para realizar a construção. Tenho certeza que estamos começando a caminhar num rumo de transformar em realidade nosso trem do turismo em Gravatá”, explicou.

 

O presidente da CBTU, José Marques, destaca a importância desse projeto apresentado pela Secretaria de Turismo. “Para a CBTU é uma realização de um sonho dos ferroviários em colocar esse trecho em operação. A importância maior é exatamente para o gravataense que vai ter um trem turístico que é um sonho de longas datas. Vamos oferecer o convênio de cooperação técnica para que a Prefeitura possa viabilizar o trem turístico e eu tenho certeza que vai ser um ganho imenso para a população”, disse.

Júnior Darita, secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, destaca a união de forças para realização do projeto e o olhar para as comunidades que ali vivem. “Nós estamos aqui reunidos para discutir, viabilizar e fazer os convênios necessários para que o passeio do trem das Serras das Russas aconteça. É um passeio importante para o turismo de Gravatá. Não podemos esquecer das questões sociais com relação às duas comunidades que ficam em cima da linha e vamos resolver para dar moradia, dignidade a essas pessoas para depois trabalhar o passeio. É uma coisa muito grande, que precisava da participação da Prefeitura de Gravatá, do Governo do Estado, do Ministério do Turismo, CBTU, NTT, mas principalmente de vontade e nossa gestão tem essa vontade e esse compromisso com as pessoas”.

Padre Joselito, prefeito de Gravatá, ressalta o encontro único com a CBTU e Governo do Estado sobre o convênio de cooperação técnica e os benefícios à cidade. “Nosso encontro é histórico para o município de Gravatá, estamos aqui olhando, analisando o projeto, a estrutura que temos. Nós vamos contar com o apoio dos setores ligados ao sistema do trem, além da captação de recursos. Então, para Gravatá é um ganho, uma vitória poder cuidar desse trecho histórico, uma estrutura que está abandonada há muitos anos e nós agora estamos querendo retomar e teremos a presença de pessoas que vêm nos visitar e conhecer essa natureza maravilhosa. Russinhas também ganhará muito no sentido de que a comunidade será reativada como no passado. E daí vem a geração de renda, oportunidades de trabalhos, o turismo de fato funcionando melhor em nosso município”, ressaltou.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Last modified: 17 de março de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content