Prefeito de Gravatá recebe gerente de Revitalização de Bacias Hidrográficas/APAC para tratar sobre o parque Janelas para o Rio

3 de fevereiro de 2021

O objetivo do encontro foi apresentar o projeto do parque ambiental Janelas para o Rio para a atual gestão e dar continuidade a sua realização

Na manhã desta quarta-feira (03), o prefeito padre Joselito recebeu a visita do gerente de Revitalização de Bacias Hidrográficas/APAC, Fernando Acioli, na qual foi apresentada à gestão a obra que está em execução e tem previsão de conclusão em junho deste ano, e firmar parcerias com as secretarias respectivas para o plano de manutenção do parque que fica localizado no antigo matadouro, em Gravatá.

Estiveram presentes no encontro o secretário de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros, o Presidente da Agência de Meio Ambiente, Artur Teixeira, o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano, Ricardo Malta e a executiva Nathália Andrade, a gerente de Apoio aos Recursos das Bacias Hidrográficas/APAC, Lúcia Helena, a gestora de Projetos do SERH- Sandra Ferraz, e o coordenador técnico do SERH, Charlton Nascimento.

O projeto Janelas para o Rio tem o intuito de propor a recuperação da vegetação nas margens do rio; focar na temática ambiental, cultural, esportiva e de lazer; divisão em setores distintos: Preservação Ambiental (SPA) e Equipamento e Lazer (SEL); diagnóstico técnico e comunitário das áreas de projeto e sua relação com o município; processo de implementação e gestão participativa.

Após análise e identificação da carência de espaço para a população, o projeto prioriza a criação de espaços públicos que possam ser utilizados pelas pessoas e beneficiá-las. De acordo com o gerente de Revitalização de Bacias Hidrográficas/APAC, Fernando Acioli: “A gente faz esse projeto pensando exatamente para que a população tenha um espaço público que possa ser utilizado e paralelamente com isso a gente possa preservar a área de APP do rio”, destacou.

Durante a reunião, foi apresentado todo o projeto e também o andamento da obra. Além de propor a requalificação do entorno ao Parque, a presença da Prefeitura para ajudar na fiscalização do que está em execução.

Segundo Vital Medeiros, secretário de Planejamento e Orçamento, a gestão está dando todo apoio à valorização dessa iniciativa do Governo do Estado. “Vamos priorizar essa área e a manutenção desse Parque vai ser justamente uma responsabilidade do governo municipal. Nós vamos dar todo apoio necessário para que esse equipamento que está sendo implantado aqui em Gravatá não fique no desprezo como antes”, disse.

É de suma importância a construção do parque Janelas para o Rio à população gravataense e também estimular o turismo na cidade. Segundo, Artur Teixeira, presidente da Agência de Meio Ambiente: “A construção é importante pela criação do espaço público e lazer em que a população tenha um espaço para poder praticar atividade física, convivência e educação ambiental. Além dessa questão, tem um significado muito grande como o resgate do meio ambiente”, destacou. Além disso, é esperado uma melhoria na qualidade de vida da população e que desperte o cuidado com o meio ambiente.

O prefeito, padre Joselito, enfatiza que no município está em andamento com o projeto do Parque Janelas para o Rio e que o mesmo contempla um espaço de conveniência, lazer, onde as pessoas poderão se exercitar, caminhar e utilizar equipamentos, melhorando assim a qualidade de vida. “Nós aqui em Gravatá, através desse encontro que aconteceu hoje, podemos assim observar e conhecer melhor o projeto como vem acontecendo e daqui para frente de que modo o município estará junto ao comitê, fazendo com que esse trabalho possa prosseguir da melhor maneira possível e Gravatá só tem a ganhar. Melhorando assim a qualidade de vida das pessoas porque o projeto olha todo aquele entorno e ambiente que acompanha o curso do rio”, relatou.

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

 

 

Last modified: 3 de fevereiro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content