Posto de saúde do Bairro Novo promove palestra em alusão ao Outubro Rosa

18 de outubro de 2019

Foto: Bruno Sant’Ana/SECOM Gravatá

A Secretaria de Saúde realizou mais uma ação em referência ao Outubro Rosa, campanha de combate e prevenção ao câncer de mama e colo do útero. Nesta sexta-feira (18), foram as mulheres atendidas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Novo que participaram de uma palestra, que tratou sobre a importância da realização do autoexame e do tratamento precoce.

“Essas ações têm o objetivo de alertar e chamar a atenção do público feminino para que as mulheres façam os exames preventivos e o autoexame na mama. Uma das nossas funções é realizar um trabalho de educação em saúde e intensificar o exame de colo do útero nas unidades”, explicou a Supervisora de Território da Secretaria de Saúde, Isis Baima.

Aproximadamente 50 pacientes marcaram presença no evento e assistiram à palestra ministrada pela enfermeira Fabiana Brito e pelo médico clínico geral, Dr. Ademir. Representantes da equipe do Núcleo de Apoio e Atendimento à Família – NASF também estiveram presentes, como os nutricionistas, fisioterapeutas e assistentes sociais.

“Queremos conscientizar as mulheres sobre o câncer, seus sintomas, autoexame, prevenção, diagnóstico e exames solicitados pelos médicos. Conseguimos atingir um grande público e orientá-lo, mas é importante que as mulheres busquem médicos especialistas regularmente e não deixem de se cuidar”, disse a enfermeira Fabiana Brito.

Maria do Socorro, moradora do bairro e paciente da UBS, falou como essas iniciativas são importantes para todas as mulheres da comunidade.

“Sempre participo de palestras sobre o câncer de mama pra aprender e se atualizar. Gostei bastante do que foi falado e fiquei feliz em ver minhas vizinhas aqui, pois é muito importante que todas nós possamos participar”.

Last modified: 18 de outubro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content