Posto Alta Soares Villar no Cruzeiro realiza mutirão de serviços para hipertensos e diabéticos

6 de junho de 2019

Foto: Ricardo Labastier/SECOM Gravatá

Na manhã desta quinta-feira (6), o Posto Alta Soares Villar (Cruzeiro II) realizou um mutirão para oferecer serviços de saúde para os pacientes hipertensos e diabéticos da comunidade.

Além de testes de glicose, medição de peso e abdômen, aferição da pressão arterial, avaliações odontológicas, atividades físicas e prescrição do histórico de risco, o público teve acesso a uma palestra sobre alimentação saudável, que teve o objetivo de conscientizar os participantes quanto aos hábitos que contribuem para a saúde do diabético e do hipertenso. Cerca de 200 pessoas foram atendidas.

A Supervisora de Território da Secretaria de Saúde, Isis Baima, comentou sobre a relevância da iniciativa e como é essencial que as pessoas busquem cuidar da própria saúde.

“Pretendemos realizar ações como essa em outros momentos e em outras unidades de saúde também. Acreditamos que a iniciativa é muito importante para a saúde da população e, principalmente, para a prevenção de agravamentos dos casos de hipertensão e diabetes especificamente. Aqui, esses pacientes têm acompanhamento constante da situação de saúde deles e procuramos fazer com que fiquem sempre cientes dos seus quadros e das medidas que devem tomar durante os tratamentos”.

Vanice Magalhães, enfermeira do Posto Alta Soares Villar, falou sobre o sucesso do mutirão.

 

“Este foi um grande trabalho em equipe e aconteceu tudo da melhor forma possível. Tivemos o apoio da Secretaria de Saúde, que planejou tudo conosco”.

 

A moradora Luzia Monteiro fez questão de participar da ação e realizou os testes oferecidos.

“É muito bom participar desses eventos. Sempre venho quando posso. É importante saber das nossas taxas. Hoje, vim também me pesar, me medir e fazer o teste de glicose. Toda a equipe é ótima e me atendem super bem. Estou muito satisfeita”, disse.

Outro morador que também esteve presente no evento foi Hamilton Silva, que sempre está presente nas ações do posto.

“Fiz os testes no ano passado e vim me atualizar sobre as minhas taxas de glicose. Também achei muito importante o tema da palestra. Com certeza irei colocar em prática o que ouvi”, falou.

 

Para atingir o maior número de público possível, os agentes comunitários de saúde do posto distribuíram panfletos informativos para divulgar a ação 15 dias antes no bairro do Cruzeiro. A intenção é que esse tipo de iniciativa aconteça a cada dois meses no posto. Nas próximas duas edições, com datas que ainda serão divulgadas, a estimativa é que o público alcançado chegue a um total de cerca de 600 pessoas atendidas.

Last modified: 6 de junho de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content