Parque Ambiental Janelas para o Rio: Construção do projeto tem início em agosto

6 de agosto de 2020

Fotos: Bruno Santana – SECOM – Gravatá

Gravatá ganhará um parque ambiental e sua construção já terá início neste mês de agosto. A notícia foi anunciada nesta quarta-feira (05), na sede da Secretaria de Meio Ambiente.

Batizado como Parque Ambiental Janelas para o Rio, o empreendimento é fruto de uma parceria entre o Programa Saneamento Ambiental da Bacia do Rio Ipojuca (PSA Ipojuca), em parceria com a prefeitura, a Compesa, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac) e a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado.

“Esse projeto é de suma importância para a população gravataense. Ele foi elaborado desde 2011 pelo comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca. Nos anos que se passaram, surgiram editais que contemplavam parques urbanos às margens do rio Ipojuca e a Prefeitura de Gravatá se inscreveu, tendo sido contemplada para a construção desse parque. A obra não tinha sido iniciada ainda por questões de liberação de recursos do Banco Mundial e, claro, toda a documentação para a área que foi disponibilizada pelo município”, explicou Arão Neto, Secretário Municipal de Meio Ambiente.

O espaço contará com um vivero de mudas nativas, playground, portaria, administração, quiosques, sanitários, um anfiteatro para a educação ambiental, sinalização e iluminação pública. O parque será construído no terreno cedido pela prefeitura, onde era localizado o antigo matadouro, que possui uma área de 10.200,00 m².

Fernando Acioli, Gerente da Agência Pernambucana de Águas e Climas, disse que o projeto é mais um ganho para o município e para todo o estado.

“A concepção desse projeto é voltado exatamente para essa questão ambiental, para que a própria população possa reconhecer que, aqui, na cidade, tem um rio e que ele tem uma função ecológica para o município e para Pernambuco. Esse é um rio que banha várias cidades, então, é muito importante. A maioria da população ribeirinha constrói as suas casas de costas para o rio e o nome do projeto ‘Janelas para o Rio’ já sugere que as pessoas possam abrir suas janelas e dar valor a esse sistema ecológico”, pontuou.

Last modified: 5 de agosto de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content