Parceria entre Prefeitura e TRE triplica o número de cadastramento biométrico em Gravatá

5 de abril de 2019

Fotos: Bruna Oliveira/ SECOM – Gravatá

Para que o processo de cadastramento biométrico de todos os eleitores que votam em Gravatá esteja pronto até 2020, a Prefeitura de Gravatá cedeu 10 estagiários para o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco – (TRE).

Depois da cedência desses estagiários, os atendimentos triplicaram. Antes, eram feitos aproximadamente 70 cadastros por dia. Agora, com a ajuda dos estudantes, estão sendo realizados mais de 200 atualizações diárias.

Maria Eduarda Mascaranhas, estudante do 5° período de Direito, fala que a experiência está sendo enriquecedora em sua vida.

“Essa experiência é muito inovadora para nossas vidas. Tenho aprendido bastante. Os procedimentos têm sido mais rápidos, o que faz com que um maior número de eleitores sejam atendidos por dia,” falou.

 

“Foi tudo muito fácil e rápido, desde o agendamento no site, até o atendimento aqui no Cartório Eleitoral,” falou Murilo Bezerra, funcionário da Escola Edgar Nunes Batista.

Fátima Amorim, Analista Judiciária do TRE e Chefe do Cartório Eleitoral de Gravatá, ressalta que as pessoas não devem deixar para fazer o cadastro na última hora e que a votação é de extrema importância para o cidadão.

“Votar é de suma importância para a questão da cidadania e da democracia. Com a biometria, vamos estar colhendo os dados e reconhecendo o eleitor na hora da votação, para que não ocorra nenhum erro na identificação, evitando fraudes. O agendamento é bem simples. Caso a pessoa tenha dificuldades, é só pedir ajuda ao parente ou vizinho, mais não se pode deixar para a última hora,” enfatizou.

A biometria será obrigatória para toda a população a partir das próximas eleições de 2020. Para o cadastramento, é necessário levar um documento de identificação com foto (RG ou Carteira de trabalho), e comprovante de residência em seu nome ou em nome de um parente. 

Caso haja transferência de título, é necessário levar um comprovante de residência que comprove no mínimo 3 meses de residência em Gravatá.

Confira como é feito o agendamento para o cadastro da biometria:

Para o cadastramento da biometria, é necessário realizar um agendamento prévio no site do TRE: www.tre-pe.jus.br/eleitor/solicitar-agendamento. Ao acessar o site, é preciso preencher seus dados pessoais, como CPF ou número do título. 

Na página seguinte, irá aparecer a zona eleitoral para a qual deseja agendar. É só selecionar a cidade de Gravatá e escolher a data e horário disponíveis. 

Vale lembrar que o serviço é gratuito, rápido e fácil.

O prazo para cadastrar é até março de 2020. O cidadão que não realizar a atualização do título para o modo biométrico deixará de votar; não poderá se candidatar; se for funcionário público ou receber benefícios, poderá ter os vencimentos bloqueados; as instituições de crédito oficiais podem impedir o acesso ao crédito; estudantes podem ser impedidos de fazer matrícula no Ensino Superior e eles não terão (caso possuam) o passaporte renovado.

O atendimento no Cartório Eleitoral é de 8h às 14h, localizado na rua Nair Gomes, 165-179 – Norte.

Last modified: 26 de abril de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content