Padre João Paulo Gomes apresenta espaço do Centro Pastoral à equipe da Secretaria de Assistência Social e Juventude

14 de janeiro de 2021

Durante o encontro foi discutido a possibilidade de uma parceria com a Prefeitura de Gravatá para oferecer refeições aos moradores de ruas no local

A equipe da Secretaria de Assistência Social e Juventude esteve reunida com o pároco da Paróquia de Sant’Ana, padre João Paulo Gomes para falar sobre projetos que irão garantir apoio aos moradores de ruas em Gravatá. Na ocasião, a secretária da pasta, Viviane Facundes esteve acompanhada da executiva, Gleizy Gueiros e da gerente de Proteção Social de média e alta complexidade, Elisangela Coelho.

Durante a conversa, que no primeiro encontro aconteceu na secretaria da Paróquia, o padre João Paulo explanou como funcionava o local quando a igreja ofereceu comida e dormitório para os moradores de rua. “Eles recebiam alimentação por um grupo que doavam os aliments e serviam no Centro Pastoral, tomavam banho e tinham colchões para dormirem. No dia seguinte, eles seguiam pelas ruas e só voltavam à noite para novamente, receber a refeição, tomar um banho e dormir”, explicou.

Viviane Facundes, durante a fala, pediu ao padre para que a equipe pudesse conhecer o local e analisar a possibilidade de um projeto que possa, em parceria com a paróquia, oferecer alimento à essas pessoas. “Estamos preocupados com essas pessoas que moram nas ruas, muitas vezes nem são daqui de Gravatá. Nesse primeiro momento iremos verificar a possibilidade de tornar um espaço em um restaurante popular, onde eles possam receber a refeição”, disse a secretária que destacou a necessidade de realizar uma busca ativa para garantir dignidade a essa população. “Estamos estruturando a equipe para ir em busca de documentos, localizar familiares e cuidar dessas pessoas, garantindo assim, a cidadania”, explicou.

Nesta quinta-feira, eles visitaram o Centro Pastoral para conhecer o espaço e identificar como poderia funcionar o projeto para distribuição de refeições. O próximo passo é reunir a equipe técnica para que o projeto em parceria com a Paróquia de Sant’Ana seja executado.


Ao final da primeira reunião, Viviane Facundes presenteou o padre João Paulo Gomes com uma imagem da Santa Dulce dos pobres. “Eu tenho uma devoção por esta santa que tanto se doou para cuidar dos pobres, e vejo nela um exemplo para a gestão do prefeito, padre Joselito, que priorizar cuidar do nosso povo”, concluiu.

Fotos: Marcone Barros (SECOM)

Last modified: 14 de janeiro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content