Outubro Rosa: Agentes de Limpeza de Gravatá recebem ação com serviços de saúde e beleza

16 de outubro de 2019

Fotos: Ricardo Labastier / SECOM Gravatá

A Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Saúde, está promovendo uma série de ações para as mulheres gravataenses neste mês dedicado ao combate do câncer de mama e colo do útero, o “Outubro Rosa”. Na tarde desta quarta-feira (16), em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, a ação foi dedicada às agentes de limpeza do município, que contaram com serviços de saúde e de estética, através da instalação de um consultório médico e de um estúdio de beleza móveis na sede da Via Ambiental, empresa responsável pela limpeza urbana na cidade.

“A gente fez essa parceria com a Secretaria de Saúde para que nossas servidoras tivessem acesso aos nossos serviços e pudessem receber o atendimento que precisam e merecem. É importante esse cuidado e nós apoiamos essa causa”, falou Euclides Gomes, Secretário de Infraestrutura.

Exames ginecológicos, atendimento médico, testes rápidos de HIV, Hepatite e Sífilis, aferição de pressão, palestras sobre nutrição, doenças sexualmente transmissíveis, autoexame e prevenção ao câncer foram algumas das atividades oferecidas para as agentes.

“Montamos um consultório médico para que os exames pudessem ser realizados na própria sede da Via Ambiental, local onde elas já estão adaptadas e se sentem mais confortáveis. Essas guerreiras trabalham bastante e sabemos que ir até uma unidade de saúde acaba sempre ficando para depois, mas estamos ofertando a possibilidade de um checkup e alertando sobre os cuidados diários com a saúde delas”, disse Cláudia Lins, Coordenadora da Atenção Básica de Gravatá.

Corte de cabelo, designer de sobrancelhas, maquiagem, limpeza de pele, manicure, distribuição de presentes, lanches e brindes completaram as homenagens às mulheres. A agente de limpeza, Esmeralda Tereza, afirmou que a oportunidade veio em boa hora e que ficou muito feliz com a iniciativa.

“Eu tenho 40 anos e nunca fiz um exame de prevenção, por falta de tempo e, até mesmo, de atenção à minha própria saúde. A gente vai sempre deixando pra depois, mas, hoje, estou tendo essa oportunidade. Estou muito feliz pelo cuidado que a Prefeitura de Gravatá e a Via Ambiental estão tendo com a gente. Isso é uma valorização com a nossa vida e bem-estar”, registrou.

Emocionada, Marina Maria, relatou sua experiência com o Câncer e fez questão de alertar as colegas sobre a importância de se amar e de cuidar de si mesma.

“Perdi recentemente minha mãe para o câncer e não é uma batalha fácil. No mês passado, eu estava sentindo um desconforto, fiz um exame e fui diagnosticada com uma pequena feridinha no útero, mas já estou em tratamento e ficarei bem, se Deus quiser. Descobri cedo, porque estou sempre atenta às mudanças do meu corpo e é importante que todas as mulheres façam o mesmo. Isso é amor próprio, é se valorizar, se preocupar com a própria qualidade de vida”, enfatizou.

As ações do Outubro Rosa continuam até o final do mês, com ações em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. O encerramento será realizado no dia 31 de outubro com uma grande caminhada pelas ruas do centro de Gravatá.

Last modified: 16 de outubro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content