Onde Ir

POLO MOVELEIRO

Localizado na charmosa Rua Duarte Coelho, o Polo Moveleiro é o portão de entrada da nossa Cidade. Local de escoamento da produção artesanal e trabalhos manuais. Destaque para os móveis em madeira maciça em estilo rústico, peças decorativas e funcionais em alumínio, bronze e cipó, entre outros. Antiquários, cafeterias, chocolaterias, lanchonetes e loja de gêneros alimentícios da Região também compõem o logradouro.

Endereço: Rua Duarte Coelho.

Horário de funcionamento: De terça a domingo das 08h às 18h*.
*
Cafeterias, chocolataria, e bares, funcionam com horários diferenciados.

Taxa de visitação: Não.

 

IGREJA MATRIZ DE SANT’ANA

Templo Católico-romano, a Igreja Matriz dedicada a Sant’Ana, Padroeira de Gravatá, teve sua pedra fundamental lançada no dia 19 de outubro de 1938, sacrificando a primeira capela erguida por José Justino Carreiro de Miranda, sob a invocação de Nossa Senhora de Sant’Ana, que teve o início de sua construção em 1810, sendo inaugurada em 26 de julho de 1822 e demolida em maio de 1940. Aos 15 de novembro de 1940 foi inaugurada a nova Matriz da Sant’Ana abriga uma capela, coro e a sacristia, traz uma torre sineira lateral de 35m.

Dia da Padroeira: 26 de julho.

Endereço: Rua Rui Barbosa, S/N Centro.

Telefone: (81) 3533.0556

Missas:
– Domingo: 06h30, 09h e 19h30;
– Terça a sexta: 17h00;
– Sábados: 09h e 19h30.

Adoração ao Santíssimo Sacramento: Quinta às 15h. 

Confissões:
– Quarta e quinta das 09h30 às 12h;
– Sábado: das 10h às 12h.

Taxa de visitação: Não.

 

MERCADO CULTURAL

Antigo Mercado do Charque construído em 1911. Preserva nos dias de hoje as suas linhas arquitetônicas mescladas com a modernidade dos boxes que comercializam especiarias e uma variada gastronomia típica do nosso Agreste. Além de servir como palco para os artistas da Terra. Artesanato, músicas e ritmos em um ambiente rico em cultura.

Localização: Rua Sérgio Loreto, S/N, Centro.

Horário de visitação:
– Terças das 07h às 23h30;
– Quarta a sexta das 07h às 17h;
– Sábados e domingos das 07h às 18h.

Música ao vivo: Ter. das 20h às 23h30 | Sáb. e Dom. das 12h às 18h).

Taxa de visitação: Não.

 

MEMORIAL DE GRAVATÁ

Prédio, tombado, da antiga cadeia pública, que o povo popularmente passou chamar de quartel foi construído em 1911, pelo prefeito Joaquim Didier. Arquitetura Militar do início do século XX, teve essa função até o final da década de 80. Palco de lutas revolucionárias na década de 20, onde tombou o tenente Cleto Campelo. líder de um movimento político-militar brasileiro ligado ao tenentismo. No ano de 1985 tornou-se a Casa da Cultura Pastor Rosalino da Costa Lima. No ano de 2002 sofreu uma reforma que não foi só estrutural, foi também funcional, transformando a antiga cadeia no Memorial de Gravatá, um espaço para guardar as memórias do povo gravataense, através de um rico acervo de documentos, fotografias, móveis e objetos que registram o dia-a-dia do passado histórico das pessoas e da cidade.

Localização: Rua Tenente Cleto Campelo, S/N, Centro

Horário de visitação:
– De Segunda a Sexta das 8h às 13h;
– Sábado e Domingo das 09h às 17h.

Taxa de visitação: Não

 

ESTAÇÃO DO ARTESÃO

Antiga Estação Férrea, tombada, inaugurada oficialmente em 02 de janeiro de 1894. Deixou de receber trens de passageiros em 1996, sendo definitivamente desativada em 2000. Nesse mesmoano foi reformada e em 2001 passou a funcionar como Estação do Artesão, local onde até hoje a Associação de Artesãos de Gravatá expõe e comercializa seus produtos.

Localização: Rua João Pessoa, S/N, Centro. 

Horário de visitação:
– Segunda a sábado das 9h às 17h;
– Domingo da 9h às 13h.

Taxa de visitação: Não.

 

ALTO DO CRUZEIRO

Elevação natural no Centro Urbano da Cidade com aproximadamente 600 metros de altitude, destaque para a presença de afloramentos rochosos e bromélias (Gravatá). Possui uma visão panorâmica da Zona Urbana, da Serra do Maroto e da Serra Negra, Município de Bezerros. No local encontra-se: a Imagem do Cristo Redentor, Capela de Cristo Rei, o Cruzeiro, Escadaria da Felicidade, além de bares e restaurantes.

Localização: Alto do Cruzeiro, via Rua 07 de Setembro ou Rua Régis Velho.

Visitação: Diariamente, das 06h às 18h.
Bares e restaurante possuem horários diferenciados.

Taxa de visitação: Não.

 

RESERVA PARTICULAR DE PROTEÇÃO NATURAL – SERRA DO CONTENTE

Reserva de mata de serra ou mata de Brejo de altitude localizada nos Brejos de Gravatá com cerca de 700 metros de altitude, a reserva do Contente possui cerca de 900 hectares de área com belos exemplares de vegetação arbóreas, como as imponentes mungubas centenárias, arbustivas e herbáceas. O local é dividido por um paredão rochoso com cerca de 2 km de extensão, mirantes, lagos e bicas e casa de apoio com sanitários.
A contemplação é realizada por meio de uma trilha, trekking, com cerca de 1,5 km percorrido em uma hora e vinte minutos com observação também da fauna silvestre.

Localização: Zona Rural Sul.
Ponto de Referência: Sede do município
Distância: 07 km (aproximadamente).

Telefones: + 55 (81) 9.8610-2236 | 9.9901-8092
Site: www.reservaserradocontente.com.br
E-mail:
Visitação: Via agendamento
Taxa de visitação: Sim.

 Vias de Acesso: Cruzar a linha férrea logo após a Prefeitura, e dobrar a direita na Avenida Joaquim Didier e dobrar novamente na 1ª esquerda entrando na Rua Dr. Régis Velho seguindo em frente, depois de passar por uma pequena Praça entrar a esquerda na primeira bifurcação, Rua de São Pedro, seguindo até o final do calçamento, no seu término, pegar novamente a esquerda e a primeira direita, Avenida Riacho do Mel, passando em frente ao Centro de Atenção Integração a Criança e ao Adolescente (CAIC) seguir em frente, Estrada do Engenho Amora Grande dobrando a esquerda na primeira bifurcação. Estrada não pavimentada.

Transporte: Autopasseio, Veículos de turismo (micro ônibus) e ônibus urbano via Amora Grande.
Atividades: Contemplação | Trekking.

Comments are closed.