Olimpíadas de Língua Portuguesa: Alunos da rede municipal se preparam para as maratonas

30 de abril de 2019

Foto: SECOM Gravatá

A Secretaria Municipal de Educação de Gravatá, através da equipe de Coordenação Pedagógica, está promovendo oficinas de produção textual para os alunos das escolas da rede municipal de ensino, entre os dias 2 de maio a 9 de agosto. O objetivo é preparar a garotada para participarem da 6ª edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa que acontecem a partir do mês de agosto.

Para que as oficinas fossem possíveis, os professores de Língua Portuguesa da rede passaram, anteriormente, por um processo de formação continuada online em plataforma disponibilizada pelo Ministério da Educação para desenvolverem projetos pedagógicos em sala de aula que propiciem as competências exigidas aos estudantes pelo concurso de produção textual.

O objetivo das olimpíadas é o de incentivar a formação de escritores, tanto entre os alunos, quanto entre os próprios professores do 5º Ano do Ensino Fundamental até o 3º Ano do Ensino Médio, através de uma competição dividia entre as fases municipal, regional, estadual e nacional. Nestas fases, cada etapa de ensino é avaliada pela produção de um gênero textual específico, como Poemas (5º Ano do Ensino Fundamental), Memórias Literárias (6º e 7º Anos do Ensino Fundamental), Crônicas (8º e 9º Anos do Ensino Fundamental), Documentários (1º e 2º Anos do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (3º Ano do Ensino Médio).

Os professores, que também poderão inscrever seus textos, serão premiados com uma imersão pedagógica internacional. Já os alunos que ganharem, serão contemplados com uma viagem cultural em território brasileiro. Da mesma forma, os textos finalistas serão publicados em um livro.

Sob o tema para 2019 “O lugar onde vivo”, as produções deverão abordar a relação dos escritores com os locais onde vivem, com o intuito de estreitar os vínculos dos alunos e professores em relação às suas comunidades e realidades locais.

De 12 a 19 de agosto, será promovida a etapa escolar do concurso, momento em que todo o material é avaliado na própria escola e as melhores produções dos alunos são selecionadas e passam para a próxima seletiva, a etapa municipal, a ser realizada no dia 22 de agosto a 9 de setembro.

Esta é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, através da Secretaria de Educação de Pernambuco, por meio da Coordenação Técnica do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária – (CENPEC) e apoio das secretarias municipais de educação.

Confira o cronograma de etapas das Olimpíadas de Língua Portuguesa:

Oficinas de produção textual nas escolas – 1 de maio até 9 de agosto;
Seletiva Escolar – 12 a 19 de agosto;
Etapa Municipal – 22 de agosto a 9 de setembro;
Etapa Estadual – 26 de setembro a 11 de outubro;
Etapa Regional – 23 de outubro a 19 de novembro ;
Etapa Nacional – 28 de novembro ;
Premiação – 9 de dezembro.

Last modified: 30 de abril de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content