Oficinas profissionalizantes: Secretaria de Assistência Social forma primeiras turmas do Programa Cresce Mais

27 de dezembro de 2018

Fotos: Anderson Souza / SECOM Gravatá

Com o objetivo de proporcionar aos usuários dos serviços da Secretaria de Assistência Social  o acesso ao mercado de trabalho, a Prefeitura de Gravatá, em parceria com o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – (ACESSUAS Trabalho), finaliza nesta sexta-feira (28) a sequência de cursos profissionalizantes que ocorreram nos últimos quatro dias.

Foram 75 jovens e adultos que participaram das oficinas de beleza e estética,  comunicação e gastronomia. Com 32 duas horas de duração, as formações ofereceram aulas com atividades teóricas e práticas que deram aos alunos embasamento para darem seus primeiros passos em uma nova profissão ou aperfeiçoar a prática de quem já trabalha nessas áreas. Foi o caso de Luciene Maria dos Santos, que aos 54 anos decidiu que era a hora de começar a ganhar seu próprio dinheiro. Ela diz que pretende usar o conhecimento adquirido nas oficinas no seu novo emprego.

“Nunca tive a oportunidade de aprender a trabalhar com sobrancelha. Mas, graças a esse curso, eu me sinto capaz de começar a trabalhar no salão da minha irmã, fazendo a sobrancelha das clientes dela e conquistando aos poucos o meu espaço no mercado de trabalho,” conta com alegria.

A manicure Giselda Tereza já atua no mercado e aproveitou a oportunidade para aprender um pouco mais. Ela relembra como tudo começou.

“Há mais de dez anos eu participei de um curso de manicure no bairro do Prado, que também foi promovido pelo Prefeito Joaquim Neto. A partir dali, eu comecei a ganhar meu dinheirinho, fazendo unhas nas casas das clientes, trabalhando em salões de beleza. Isso me deu independência financeira. Fiquei muito feliz quando soube que as oportunidades voltaram, porque assim como mudou minha vida, esse projeto vai mudar a de muitas outras pessoas”, falou.

Maria Sandriele tem 18 anos e participou da oficina de fotografia, levando consigo a filha Laura de apenas quatro meses.

“Eu sabia que era uma grande oportunidade e não poderia perder por nada. Portanto, vim com o meu bebê mesmo e não deixei de estudar. O que eu aprendi aqui vou levar para o resto da vida. É isso o que quero fazer do meu futuro. Quero fotografar,” disse.

A parceria entre a Prefeitura de Gravatá e o ACESSUAS Trabalho, programa que oferece cursos para famílias usuárias das política de assistência social, por meio da integração ao mundo do trabalho, foi anunciada pelo Prefeito Joaquim Neto na segunda quinzena deste mês de dezembro e já colhe bons frutos com os resultados da primeira turma formada.

A meta para 2019 é que sejam oferecidos quatro cursos a cada mês, em vários segmentos, como: jardinagem, construção civil, turismo, fotografia, maquiagem, gastronomia, entre outros.

Para se inscrever é preciso que os interessados estejam cadastrados nas Unidades dos CRAS, tenham NIS e possuam idade a partir de 18 anos. As inscrições serão realizadas nas próprias unidades.

Last modified: 27 de dezembro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content