Novembro Azul: Posto I oferta serviços de saúde e atende centenas de gravataenses na noite desta terça (26)

27 de novembro de 2019

Fotos: Bruno Santana / SECOM Gravatá

As ações voltadas à saúde masculina têm movimentado as unidades de saúde no período noturno. Nesta terça-feira (26), foi a vez do Centro de Saúde Fernando da Veiga Pessoa – Posto I, receber os atendimentos na unidade, que acolheu moradores do Centro, Prado e de áreas descobertas de Gravatá.

Consultas médicas, triagem para atendimentos especializados e exames urológicos, aferição de pressão, testes de glicose, HIV, Hepatite e Sífilis, atualização do cartão de vacinas, corte de cabelo, manicure, limpeza de pele e palestras educativas sobre segurança do trabalho e saúde bucal, foram alguns dos serviços ofertados.

“Vim no ano passado e gostei bastante, aqui a gente recebe um atendimento diferenciado. Esse ano fiz questão de vir e trouxe o meu pai também, é importante cuidar da saúde e ter essa oportunidade. Com esse horário ficou muito melhor, nem é necessário faltar um dia de serviço para fazer um checkup, é bom demais. O prefeito está de parabéns, a gente se sente acolhido e vê que é lembrado”, destacou Edvando Alves, 50 anos, que veio ao lado do seu pai, Severino Alves, 75 anos.

 

“Este é um serviço que consegue atingir nosso público alvo, uma vez que foi identificado o principal fator para os homens não irem às unidades de saúde durante o dia, que é devido ao trabalho, criamos a noite do homem e tem sido um verdadeiro sucesso. Foi um projeto que deu muito certo e chegar em um posto e ver uma grande quantidade de homens cuidando da saúde e dando depoimentos positivos, faz a gente ter a certeza de que está no caminho certo”, disse o prefeito Joaquim Neto, que faz questão de acompanhar as atividades.

Durante esse mês de Novembro, o programa Sou Azul tem sido intensificado, tendo como temática o combate ao Câncer de Próstata, segundo câncer que mais mata homens no Brasil. O Secretário de Saúde, Luiz Ribamar Melo, destacou a importância do diagnóstico precoce e da criação de um hábito de cuidados com a própria saúde.

“É preciso acabar com essa ideia de que só se procura atendimento médico quando se está doente, exames de rotina, cuidados diários com a saúde, tudo isso interfere e muito na qualidade de vida. A prevenção é o método mais eficaz de se viver muito e de se viver bem. Quando há um diagnóstico precoce, as chances de cura do câncer de próstata, por exemplo, chegam a uma média de 90%”, explicou.

A programação segue até o final do mês de novembro, com mutirões de serviços nas Unidades de Saúde tanto da zona urbana, quanto da rural. Durante o encerramento, nesta sexta-feira (29), será realizada uma grande festa na Praça Rodolfo de Morais, com serviços de saúde, beleza,  sorteio de prêmios e muito mais. O evento tem início às 18h. Participe!

Last modified: 27 de novembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content