Mulher em Prioridade: Projeto da Secretaria de Saúde será lançado no próximo sábado (30)

25 de março de 2019

Foto<br /SECOM Gravatá

No próximo sábado (30), a Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria da Saúde, irá lançar o projeto “Mulher em prioridade” que visa promover o bem-estar e o cuidado para com a saúde das mulheres gravataenses. O evento acontecerá na Praça da Matriz, entre as 8h e 12h.

O projeto irá disponibilizar regularmente mutirões de profissionais para prestar diversos serviços para as mulheres, incluindo atendimentos ginecológicos e obstétricos, que vão do pré-natal até a puericultura, técnica que consiste no acompanhamento médico dos bebês e das mães durante a gravidez até os primeiros dias após o parto.

O projeto também irá oferecer acupuntura, orientações e atendimentos com nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e psicólogos, aferição de pressão, teste de glicose e testes rápidos de HIV, Hepatites B, C, Sífiles e aurículo. As equipes das Unidades de Saúde da Família (USFs) ainda darão instruções técnicas acerca dos cuidados e prevenções de doenças.

Para os atendimentos deste sábado, serão disponibilizadas também 50 fichas para a realização de exames citopatológicos, que verificam alterações nas células do colo do útero. Outras 30 fichas serão disponibilizadas para os exames gerais.

A Coordenadora das Políticas e Estratégias de Saúde, Érica Ximenes, falou sobre o projeto e sobre a importância de ações que promovam a qualidade da saúde feminina.

“O projeto tem uma grande significação, pois, através dele, estamos fortalecendo os serviços que já são ofertados à mulher. O Prefeito Joaquim Neto, junto à Secretaria de Saúde, teve essa iniciativa, para que esses serviços alcancem um número ainda maior de mulheres gravataenses. Ações como esta desenvolvem, inclusive, a conscientização entre o público feminino de que é necessário cuidar da própria saúde regularmente”.

Além desta iniciativa, a Secretaria de Saúde está promovendo uma campanha de doação de lenços e cabelo com o objetivo de estimular a autoestima das mulheres que são pacientes do Hospital do Câncer de Pernambuco – (HCP), em Recife, e do Centro Especializado de Oncologia de Caruaru (CEOC).

Qualquer pessoa ou instituição pode levar suas doações no dia e local do evento. A Secretaria de Saúde também receberá as doações entre as 7h e 13h, de segunda-feira à sexta-feira. A secretaria fica localizada na rua Cel. Gustavo Borba, Norte.

Last modified: 26 de março de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content