Mudas de árvores sofrem com atos de vandalismo no Parque da Cidade e prefeitura realiza replantios constantemente

10 de maio de 2019

Fotos: SECOM Gravatá

A Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou durante a semana serviços de manutenção no Parque da Cidade e o replantio de 130 mudas de árvores no local. Porém, o que era para ser um motivo de comemoração para a população, tem sido um motivo de preocupação, devido aos atos de vandalismo que têm acontecido no espaço.

“Nos deparamos com mais um crime ambiental no Parque da Cidade. Árvores com cerca de 2 metros de altura, que estavam plantadas na parte externa do parque, foram completamente queimadas. É algo lamentável que está acontecendo, porque além do prejuízo causado aos cofres públicos, isso também causa danos à comunidade que deixa de contar com um espaço mais verde. Para tentar sanar os danos, estamos, mais uma vez, realizando o plantio de mais árvores, para compensar a falta das que já foram, infelizmente, destruídas,” relata João Nagib, Coordenador do parque.

De 2017 até maio de 2019, cerca de 3 mil mudas já foram plantadas no local, mas poucas sobrevivem, devido aos atos de vandalismo que têm sido recorrentes. Descarte de lixo irregular, quebra de lâmpadas e mau uso dos banheiros também têm causado transtornos.


O Secretário de Meio Ambiente, Aarão Netto, lamentou a atitude e destacou que a iniciativa de arborização vai além da estética, já que, também, a ação visa oferecer sombra e amenização do clima na cidade.

“Todos almejam ter um ambiente arborizado, bem cuidado e limpo, mas, lamentavelmente, alguns insistem em destruir o que estamos tentando fazer. A manutenção do parque só será possível se a população ajudar a cuidar do espaço que é de todos,” falou.

É importante que a população exerça sua responsabilidade, não só em ajudar a cultivar o espaço público, mas, também, fiscalizando e denunciando atos como esse à Secretaria de Meio Ambiente. As denúncias podem ser realizadas através do telefone 3563 – 9010 ou na própria sede do espaço, localizada na rua Joaquim Souto. S/N, Nossa Srª das Graças, nas dependências do Parque da Cidade.

Last modified: 10 de maio de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content