MPPE realiza em Gravatá encontro regional de atenção psicossocial à crianças e adolescentes

30 de setembro de 2017

Fotos: Anderson Souza / SECOM Gravatá

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude (Caop Infância e Juventude) em parceria com a Prefeitura de Gravatá, promoveu o Encontro Criando Espaços na Rede de Atenção: um CAPS para crianças e adolescentes.

A reunião aconteceu no auditório do Hotel Porto da Serra, em Gravatá, e teve como público-alvo promotores de Justiça, conselheiros tutelares e representantes dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e Lazer dos municípios de Bonito, Barra de Guabiraba, Chã Grande, Glória de Goitá, Chã de Alegria, Gravatá, Moreno, Pombos, São Joaquim do Monte e Vitória de Santo Antão.

O encontro proporcionou a troca de informações e experiências quanto às ações existentes de prevenção do consumo de drogas e atendimento em saúde mental de crianças e adolescentes nos municípios participantes, e debateu o cenário epidemiológico, os programas, as diretrizes e os tipos de CAPS e suas modalidades.

De acordo com o coordenador do Caop Infância e Juventude, Promotor de Justiça Dr Luiz Guilherme Lapenda, o município de Gravatá é exemplo de competência com a Casa de Acolhimento. O promotor destacou a infância como momento crucial para a inserção de valores sociais através de um trabalho educativo constante. “A infância é nossa prioridade, é uma área em que temos que investir hoje para não colher frutos ruins no futuro.”

“Tudo é um contexto, quando a rede trabalha bem com educação, assistência social, saúde, todos os atores da rede funcionando com qualidade, evita-se que os adolescentes cometam infrações.” Afirmou a Promotora de Justiça Dra Fernanda Nóbrega.

A Secretária de Assistência Social e Juventude, Ana Lourdes Andrade, frisou o trabalho intersetorial como fundamental na boa qualidade de atendimento e prestação de serviços.

“Temos uma parceria que a cada dia se fortalece mais, a Secretaria de Assistência Social e Juventude trabalha junto com as Secretarias de Educação, Saúde e outros parceiros para somar conhecimento, ideias e poder proporcionar a população um serviço cada vez melhor.” Disse.

O vice-prefeito Danilo Melo, acompanhou o evento ao lado da Secretária de Assistência Social e Juventude, Ana Lourdes Andrade e do executivo da pasta, Fernando Júnior.

Last modified: 30 de setembro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *