Moradores de Mandacaru são contemplados com os serviços do Novembro Azul nesta quinta (21)

21 de novembro de 2019

Fioto: Bruno Sant’Ana/SECOM Gravatá

Os moradores do distrito de Mandacaru receberam nesta quinta-feira (21) os serviços do Novembro Azul, campanha de combate ao câncer de próstata. O evento foi realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade e ofereceu atendimentos de saúde e beleza para o público masculino, além de um sorteio de brindes.

“Receber essa ação no nosso distrito é motivo de grande alegria, pois estamos conseguindo mudar o cenário da saúde aqui. Até então, víamos mais mulheres nos postos para se cuidarem, mas, hoje, graças às ações que são voltadas para os homens, conseguimos atrair o público masculino e isso gera qualidade de vida pra todos. É muito bom ver que, além de conseguimos trazer testes rápidos e encaminhamentos para médicos, também trabalhamos a autoestima do homem, por meio dos tratamentos de beleza”, enfatizou o subprefeito de Mandacaru, José Eudes.

Durante a ação, o público recebeu consultas médicas, odontológicas, de enfermagem, aferição de pressão, testes de glicose, cortes de cabelos e barba, serviços de manicure e limpeza de pele. Além disso, também foi realizada uma triagem para a realização do exame de PSA, que detecta precocemente casos de câncer de próstata e outras condições clínicas, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. Os moradores também assistiram a uma palestra sobre a prevenção do câncer de próstata e DSTs.

“É importante que os homens participem de ações como essa pra ficarem cientes sobre a prevenção e consigam diagnosticar a doença precocemente. Culturalmente, esse público não cuida muito da sua saúde e acaba sendo mais resistentes quando o assunto é o autocuidado cuidado. Mas o número de homens presentes nos postos tem sido bastante satisfatório, devido aos profissionais que têm levado informação para o povo”, afirmou a supervisora de território da Secretaria de Saúde, Isis Baima.

A médica sanitarista, Regina Lúcia, falou sobre a importância do público masculino em manter a saúde em dia.

“Vim atender os homens e fazer o rastreamento das doenças crônicas degenerativas. A maioria deles não se cuidam por comodismo ou por medo de descobrirem alguma doença, mas eu costumo dizer que saúde não é só ausência de doença, mas, sim, o bem-estar físico e emocional”.

Pedro José foi um dos pacientes que fez questão de participar do encontro e, contrariando a maioria dos casos, disse que regularmente está presente na unidade do distrito.

“Sempre faço consultas pra saber como está minha saúde. Hoje, vim entregar uns exames e aferir a pressão. Gostei da palestra e da organização também”.

 

Nesta quinta-feira, as UBS’s Ana Caminha e Nossa Senhora das Graças também receberam os mesmos serviços. O próximo distrito a ser contemplado com a ação será Uruçu-Mirim.

 

Last modified: 21 de novembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content