Moradores de Avencas são contemplados com as ações do Novembro Azul

14 de novembro de 2019

Fotos: Bruno Santana/ SECOM Gravatá

Nesta quinta-feira (14), a Secretaria de Saúde de Gravatá promoveu mais uma ação do Novembro Azul, campanha de combate ao câncer de próstata. Desta vez, foram os moradores do distrito de Avencas que foram contemplados com os serviços. Com atendimentos voltados para a saúde e beleza masculina, o evento foi realizado na própria Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade.

“Estamos sempre alertando os homens sobre esse tipo de câncer e recomendamos que eles façam o exame o quanto antes para que se tenha o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura. É importantíssimo reservar um mês durante o ano, como é o caso de novembro, pra darmos um enfoque maior a essa causa, conscientizando o público masculino para cuidarem da própria saúde”, pontuou o médico da UBS de Avencas, Lucas Xavier.

Durante a ação, o público recebeu consultas médicas, odontológicas, aferições de pressão, testes de glicose, cortes de cabelos, serviços de manicure e distribuição de brindes. Além disso, também foi disponibilizada triagem para a realização do exame de PSA, que detecta precocemente casos de câncer de próstata e outras condições clínicas, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. Os moradores ainda assistiram a uma palestra ministrada pelo dentista Gutargo Teixeira, que abordou temas relacionados a outros aspectos da saúde masculina.

“Hoje, falei sobre sífilis e o HIV, já que, neste mês, estamos discutindo a saúde do homem. Esse é um momento muito especial pra levarmos o máximo de informações pra que eles, também, se tornem multiplicadores dessas ideias. Percebemos que cerca de 60% do grupo de pessoas atendidas no posto é feminino e, quando realizamos uma iniciativa, como essa, voltada exclusivamente para os homens, esse público aumenta consideravelmente. Isso é bem satisfatório”, informou.

Zé Nino, morador de Avencas, marcou presença no evento e contou como aproveitou os serviços que foram disponibilizados.

“Vim participar da palestra e fazer os exames. Já fiz a aferição de pressão e está tudo certo, graças a Deus. Gostei muito dos atendimentos, porque a gente fica sabendo a melhor forma de se cuidar e ajudar os outros homens da família, também”, comentou.

Os exames para o diagnóstico do câncer de próstata são recomendados para os homens que possuem mais de 50 anos, uma vez que cerca de 62% dos indivíduos diagnosticados com a doença possuem 65 anos ou mais. No entanto, a recomendação é que os mais jovens não deixem de buscar o autocuidado.

Last modified: 18 de novembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content