Milhares de pessoas foram ao CAIC receber atendimento na Feira de Saúde e Cidadania

1 de abril de 2017

Fotos: Allan Torres e Anderson Souza / SECOM Gravatá

Com o objetivo de trazer saúde e bem estar para a população, a Prefeitura de Gravatá, em parceria com o SESC e Globo Nordeste, realizou durante esta sexta (31) o Projeto Colmeia no CAIC.

Entre os serviços de saúde que foram oferecidos para a comunidade, estão testes de Glicose, Colesterol, HIV, Hepatite B e C, AIDS, Hanseníase, vacinação contra Tríplice Viral e Antitetânica, aferição de pressão, avaliação física e nutricional, atendimento clínico geral, odontológico e aplicação de flúor. A Unidade Móvel SESC Saúde que desde janeiro está realizando exames de mamografia e prevenção em Gravatá, forneceu agendamento de exames para os próximos dias.

Israel Quirino e Maria José desde que casaram há 41 anos, moram próximo ao CAIC e fizeram questão de participar de vários atendimentos.

“Sempre vou ao posto, mas ter essa feira aqui oferecendo vários exames é bom demais, fiz tudo o que eu tinha direito pra saber se minha saúde está em dia. Em meio a tanta coisa que está acontecendo, saber que a prefeitura está olhando por nós é muito bom.” Disse Maria.

“Já fiz um monte de teste, saiu os resultados na hora. Trouxe a esposa, netinho, fomos muito bem atendidos aqui.” Disse Israel.

O prefeito Joaquim Neto falou sobre o quão é importante trazer esses serviços para a comunidade.

“O CAIC precisa voltar a ser tranquilo e pacífico como era antes, faremos trabalhos de educação e cidadania com a comunidade para que o cenário possa mudar, a prefeitura está motivada, confiante e disposta a atender as necessidades da população.”

 

Na área de cidadania, os moradores também foram contemplados com informações sobre programas sociais e previdência social; realização do cadastro e atualização do cartão SUS; emissão de RG; corte de cabelo, higienização da pele, spa para pés e mãos; orientações jurídicas; atendimento da Celpe, Compesa, INSS, Detran. e várias palestras educativas sobre combate às arboviroses, reaproveitamento de alimentos, violência contra a mulher, lei seca, higiene bucal, cuidados com o meio ambiente, ciberbullying e muitas outras, além de área recreativa com brinquedos e atividades para as crianças.

Disponibilizando de um grande acervo de livros, revistas e jornais para leitura, a unidade móvel BiblioSesc marcou presença no Colmeia Gravatá, o que chamou a atenção de Maria Beatriz, 10 anos.

“Participei das brincadeiras, dentista, e outras coisas, mas o que mais gostei foi essa biblioteca com muitos livros pra gente ler.” Afirmou Beatriz.

As ações da feira que oferecem serviços gratuitos de saúde e cidadania para a população são realizadas por profissionais dedicados e generosos, como dona Grinaura Ferreira, enfermeira voluntária do NAPHE há 8 anos.

“Realizar esse trabalho em áreas que mais necessitam dos serviços e poder identificar um problema e de imediato cuidar, tratar e acompanhar o paciente em sua melhora é simplesmente gratificante, nos dá a sensação de utilidade, de saber que contribuímos com a vida de outra pessoa.” Disse Grinaura.

O Projeto Colmeia Comunidade é uma realização do Sesc Pernambuco, Rede Globo e Prefeitura de Gravatá através das secretarias de Saúde, Assistência Social, Mulher, Educação, Turismo, Meio Ambiente, Imprensa e Procuradoria Geral, em parceria com várias instituições, como o Senac, Compesa, Celpe, Faculdade Estácio, Hinode, Núcleo de Apoio aos Portadores de Hepatite (Naphe), Detran, Secretaria Estadual de Saúde, Instituto de Identificação Tavares Buril e Hemope.

Last modified: 1 de abril de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *