Mercado Cultural sedia o 41° Festival de Violeiros de Gravatá

5 de outubro de 2019

Fotos: Bruno Santana/ SECOM Gravatá

O Mercado Cultural está sendo palco para o 41° Festival de Violeiros de Gravatá. Na sua primeira noite de apresentações, nesta sexta-feira (4), o público pôde conferir um verdadeiro show de talento e tradição.

Ao som da viola e ao improviso do repente, o evento contou com a apresentação de 4 duplas de declamadores, entre eles, os poetas populares Ivanildo Vila Nova, Hipólito Moura e Felizardo Moura. O evento tem o apoio da Prefeitura de Gravatá e organização dos violeiros Daniel Olímpio e Djair Olímpio.

O Prefeito Joaquim Neto prestigiou o evento ao lado de secretários municipais e fez questão de destacar a importância do evento para o município.

“Esse é um evento que já é tradição em Gravatá que valoriza as raízes da cultura nordestina, a cultura da viola. Ficamos felizes em apoiar esse tipo de ação e ver o sucesso de público e organização.” Disse

O festival funciona como uma competição entre os participantes. Cada dupla de repentistas apresenta três modalidades de cantorias diferentes, que são as sextilhas, o mote de sete sílabas e o mote decassílabo. Um tema é sorteado no momento das apresentações, para garantir a improvisação. Sob o olhar atento de uma comissão julgadora, os artistas são avaliados quanto à métrica, rima e oração dos repentes. Os vencedores são premiados ao final com um troféu que classifica as duplas em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugar.

A programação segue neste sábado, com apresentações a partir das 20h. Confira:

Sábado (05) às 20h.
Repentistas:
Zé Galdino e Marivaldo dos Anjos
Biu Dionísio e Luciano Leonel
Hipólito Moura e Edvaldo Zuzú
Miro Pereira e Erasmo Ferreira
Declamador:
Raudênio Lima
Emboladores:
Vem-Vem e Rouxinol
Aboiador:
Amâncio Sobrinho

Last modified: 5 de outubro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content