Juramento à bandeira: Jovens de Gravatá recebem Certificado de Dispensa de Incorporação nesta sexta (15)

15 de novembro de 2019

Fotos: Ricardo Labastier/ SECOM Gravatá

A Prefeitura de Gravatá, através da Junta Militar do município e da Secretaria de Governo, realizou nesta sexta-feira (15) a cerimônia de entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) para os jovens alistados em 2019. Na ocasião, os rapazes realizaram o juramento à bandeira nacional diante do Prefeito Joaquim Neto, do 2º Tenente Marcos Vinícius Dilelio e demais autoridades da cidade. O evento foi promovido na Praça Rodolfo de Morais, em frente ao Paço Municipal.

“Hoje, executamos o hasteamento das bandeiras, em alusão à data de 15 de novembro, dia em que comemoramos a Proclamação da República, e, em seguida, entregamos os certificados de alistamento militar a mais de 200 jovens. Entendemos que isso é importante pra que a juventude compreenda seus direitos e deveres com a sua nação”, registrou o prefeito.

 

“Esse momento é previsto na Constituição Federal, em que o jovem precisa se alistar em uma Junta Militar. Caso necessário, pode vir a ser convocado, compondo nosso corpo de reservista, sendo um dever de todo rapaz, ao completar a maior idade. É impressionante a capacidade do jovem de assimilar conhecimento e isso facilita muito nosso trabalho”, explicou o 2º Tenente Marcos Vinícius Dilelio.

Alan Vasconcelos, que tem 18 anos, compareceu ao juramento e falou sobre seu desejo em participar da cerimônia.

“Acho muito importante participar deste momento pra manter minhas documentações em dia, conseguir um emprego legalizado e estar sem nenhum tipo de pendência. Quando a Junta Militar me convocou à participar do juramento, prontamente decidi comparecer”, falou.

A convocação é direcionada aos rapazes com 18 anos ou mais que se alistaram nos últimos meses. Sem o certificado de reservista, o jovem fica impossibilitado de adquirir documentos importantes, como passaporte, assinar contratos com governo, prestar vestibular, matricular-se em instituições de ensino e ingressar em cargos públicos.

Last modified: 15 de novembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content