Junho Violeta: Prefeitura promove Caminhada em alusão ao Dia Mundial Do Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa

28 de junho de 2019

Fotos: Bruna Oliveira/ SECOM Gravatá

Na manhã desta sexta-feira (28), a Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Assistência Social e Juventude, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, realizou uma caminhada em alusão ao Junho Violeta, campanha que tem o objetivo de enfatizar o Dia Mundial do Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho.

Com concentração em frente à Estação do Artesão, localizada na Travessa João Pessoa, a caminhada teve início as 9h com destino à Praça da Matriz. O evento contou com a presença de alunos da rede municipal de ensino, participantes do Programa AABB Comunidade, idosos dos programas CCI e Viva Mais e integrantes da sociedade civil. Ao fim da caminhada, os idosos foram recebidos com um lanche, preparado especialmente para eles.

“Esta é mais uma ação para que a sociedade reflita sobre a importância da pessoa idosa. Fizemos questão também de convidar as crianças, afinal, tudo se inicia com a educação. Estamos preparando estes jovens para dar um testemunho de cidadania a partir deste tipo de atividade”, conta Fernando Júnior, Secretário Executivo de Assistência Social e Juventude e Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

 

“Esta caminhada representa também o fortalecimento de políticas públicas em relação aos idosos de Gravatá, desde a constituição do Conselho Municipal da Pessoa Idosa. Precisamos trazer o idoso para perto, mostrá-lo que ele também é lembrado e valorizado, por isso é tão importante este tipo de ação que a Assistência Social está trazendo”, conta o Prefeito Joaquim Neto, que prestigiou o evento.

Durante todo o mês de junho, palestras, oficinas e seminários acerca da temática foram discutidas em sala de aula, nas escolas da Rede Municipal de Ensino e também nos Centros de Referência de Assistência Social do Município. Nesta sexta-feira (28), a caminhada serviu de culminância do projeto, em parceria com a Secretaria de Educação.

“Participar desta caminhada é uma experiência muito boa. Precisamos lembrar que também vamos envelhecer. Acho incrível a oportunidade de apoiar os idosos, que tantas vezes são deixados de lado, sem atenção de suas famílias”, comenta Isabel da Silva, de 13 anos, aluna do 9º ano da Escola Amenayde Farias.

Luiza Soares, turista que é residente em São Paulo, está passando um período na cidade e fez questão de participar da caminhada.

“Qualquer atividade promovida para o cidadão é sempre maravilhoso, mas voltada para os idosos é melhor ainda, pois consegue fornecer uma qualidade de vida melhor. Acho ótima mesmo esta forma de conscientização”, diz Luiza.

Last modified: 28 de junho de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content