Inclusão Social: Prefeitura de Gravatá desenvolve projeto nas escolas municipais pelo Dia Internacional da Síndrome de Down

25 de março de 2019

Fotos: Bruna Oliveira/ SECOM – Gravatá

Em 21 de março é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Em alusão à data, a Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Assistência Social e Juventude, em parceria com o Centro de Inclusão de Gravatá – (CIG) e o Centro de Referência em Assistência Social – (CRAS IV), está desenvolvendo, durante a última semana de março, o projeto nas escolas municipais, sob o tema do ano de 2019: “Ninguém fica para trás”.

O projeto consiste em uma série de palestras que estão sendo ministradas por uma equipe de psicólogos e profissionais da prefeitura, com o objetivo de levar informações aos estudantes sobre a Síndrome de Dow e conscientizá-los contra atitudes de exclusão e discriminação contra as pessoas com a síndrome.

A primeira escola a ser contemplada com as palestras, nesta segunda-feira (25), foi a Escola Adalgisa Gonçalves Soares da Silva, no Bairro Novo. Renata Lima, psicóloga do CRAS IV, a Coordenada do CRAS Flaviana Rocha e a Coordenadora da Proteção Básica da Assistência Social, Ana Neri, foram as profissionais que levaram as discussões para os estudantes.


“A conscientização das crianças e jovens sobre a Síndrome de Down é importante para que todos saibam que pessoas com a síndrome podem fazer as mesmas coisas que qualquer outra pessoa, tendo apenas, algumas limitações específicas, mas que podem ser superadas. É preciso que esses estudantes aprendam a desenvolver um olhar de amor para essas pessoas, não um olhar necessariamente diferente. Amar pessoas com Síndrome de Dow é desenvolver as capacidades de acolhimento e respeito ao próximo,” explicou Renata Lima.

Simone Rocha, Coordenadora do CIG, fala que as crianças, desde cedo, precisam saber sobre o tema, para que seja construída uma sociedade cada vez melhor.


“É necessário que desde o início da formação cidadã das crianças, os profissionais que trabalham com elas realizem atividades que incentivem atitudes de respeito ao próximo, independentemente de qualquer diferença. Estas palestras têm esse objetivo, ao trazer para os estudantes informação e conscientização. É gratificante ver que o processo de inclusão social está de fato sendo promovido nas escolas, através do apoio da atual gestão municipal. O bom resultado tem sido notório,” destacou.


“Essa parceria está sendo muito boa, pois ela leva a todos essa necessidade da inclusão, não só nas escolas, mas também, para toda a comunidade,” registrou Cristina Cavalcante, a Gestora Escolar.

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21, o que define a síndrome. A primeira comemoração da data foi realizada em 2006, pela Organização das Nações Unidas – (ONU) e, desde então, a organização propõe diferentes temas a cada ano.

Last modified: 25 de março de 2019

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