Inclusão Social: Escolas municipais recebem palestras sobre a Síndrome de Down

28 de março de 2019

Fotos: Bruna Oliveira / SECOM Gravatá

Palestras e atividades lúdicas estão sendo realizadas durante toda a semana nas escolas municipais em alusão ao dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março.

Uma das escolas que recebeu a ação nesta quinta-feira (28) foi a Monsenhor José Elias de Almeida – CAIC, onde os profissionais do Centro de Inclusão Gravatá (CIG) e do CRAS 3 – Centro de Referência em Assistência Social realizaram um debate com os alunos acerca da Síndrome de Down e sobre a inclusão dos alunos.

“Estamos muito felizes em promover estas ações. Os alunos, que já possuem convívio com coleguinhas com Síndrome de Down, estçao tendo a oportunidade de entender melhor o que é a anomalia cromossômica. A gente tem estimulado também o companheirismo entre os alunos, a participação de todos nas brincadeiras, conversas e até na sala de aula”, falou a coordenadora do CRAS 3, Helena Spencer .

Professora da Educação Especial, Sizele Vanessa, explica que esta ação tem uma grande importância.

“Em nossa escola temos alunos com vários tipos de deficiência que frequentam a sala de aula regular, como tem que ser. A gente percebe que as crianças tem o instinto natural de incluir a todos e que o preconceito vem de fora, dos adultos que elas convivem. Com ações assim elas aprendem sobre as limitações e diferenças de cada um e podem utilizar deste conhecimento para aceitar e conviverem naturalmente com isto”, disse.

Exemplo disso é a Maria Clara, aluna do 5º ano, que conta que sua amiga Viviane é uma ótima companhia e que se divertem bastante juntas.

“Eu não vejo nada de diferente entre a Vivi e minhas outras amigas, todas sempre são muito legais comigo. Acho que a gente tem que respeitar todo mundo e ajudar sempre que precisam de nós”, contou.

Last modified: 28 de março de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content