Hospital Municipal implanta sistema de triagem para melhorar atendimento

24 de agosto de 2018

Fotos: Anderson Souza/SECOM Gravatá

Identificação e atendimento mais rápidos de pacientes graves. Estas são algumas vantagens do Sistema de Classificação de Risco que começa a funcionar a partir do mês de setembro, no Hospital Municipal Doutor Paulo da Veiga Pessoa – (HMDPVP).

Após o cadastro na recepção, o paciente é direcionado para a sala de triagem. Neste local, um enfermeiro faz uma pré-avaliação da principal queixa do paciente e, por meio desta, avalia qual o grau de prioridade para o atendimento médico, sem que ele corra riscos de agravamento do quadro de saúde apresentado.

“Nosso intuito é diminuir o tempo de espera dos procedimentos de urgência e emergência do hospital. Com o processo de classificação, vamos conseguir fazer o trabalho com mais eficácia”, declara a diretora do hospital, Dra. Érika Ximenes.
Veja como funciona a triagem de risco:

Primeiro, o paciente recebe uma ficha de acordo com o grau de gravidade apresentado. Para cada grau de gravidade, uma ficha, de cores diferentes, deverá ser preenchida. Veja para que serve cada ficha, conforme orientação do Ministério da Saúde:

– VERMELHO: usada para emergências. Neste caso, o paciente será atendido imediatamente na sala de Emergência, onde receberá os cuidados médicos e de enfermagem de forma imediata.
– AMARELO: utilizada para urgências. O paciente será atendido como prioridade no consultório, na sala de procedimentos ou no leito da sala de repouso.
– VERDE: sem risco de morte imediato, os pacientes neste grau de risco serão atendido depois de todos os pacientes classificados em casos de urgências e emergências.
– AZUL: será utilizada para quadros crônicos, sem sofrimento agudo. São casos que podem ser atendidos e solucionados nas unidades básicas de saúde.

Após o preenchimento da ficha, o paciente será devidamente encaminhado ao local indicado para receber os atendimentos adequados para o seu caso.

A instalação deste sistema foi solicitada pelos usuários através da caixinha de sugestões, instalada na recepção do HMDPVP. A iniciativa do hospital, ao atender as solicitações, revela o compromisso que a gestão municipal tem com seus usuários para melhorar a saúde do nosso município.

Last modified: 24 de agosto de 2018

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