Gravataenses são beneficiados com descentralização do atendimento do CadÚnico

10 de março de 2021

População não precisa se deslocar para a sede da secretaria de Assistência Social e Juventude para se cadastrar nos programas sociais

Os quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Gravatá, além do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), agora estão com os atendimentos do CadÚnico, que eram concentrados na sede da secretaria, descentralizados.

Os moradores da cidade conquistam mais esse benefício, que faz parte de uma das metas dos 100 primeiros dias da gestão do prefeito padre Joselito Gomes.

Wrias Paiva, gestor do Cadastro Único da prefeitura explicou que “todo atendimento do CadÚnico estava acontecendo na sede da secretaria de Assistência Social e Juventude, tanto para quem mora na cidade, quanto para quem vive na área rural, e o deslocamento era mais difícil para buscar atendimento. Pensando em facilitar a vida da população, o prefeito padre Joselito e a secretária da pasta, Viviane Facundes, tiveram essa iniciativa e descentralizaram o atendimento dos CRAS e do CREAS”.

O Cadastro Único é a porta de entrada para todos os programas sociais, como Bolsa Família, Auxílio Emergencial, Benefício de Prestação Continuada (BPC), tarifa social que dá direito a desconto em energia elétrica, entre outros.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, “desde o início nós, o prefeito e eu, tínhamos o compromisso de facilitar a vida das pessoas e essa descentralização faz isso, porque quem mora naquela área distante da sede não precisa andar muito. A demanda na secretaria é alta, então inevitavelmente tinha demora no atendimento. Outra vantagem é que a pessoa vai fazer uma coisa e se tivesse outra que teria que se deslocar até a sede, agora pode fazer também no CRAS/CREAS mais próximo de casa”.  

Amaro Barbosa da Silva é catador e mora no Loteamento Maria Auxiliadora. Ele foi uma das pessoas atendidas no CRAS IV. “Eu vim aqui pra saber o procedimento do meu Bolsa Família. Gostei muito do atendimento aqui, as pessoas tratam a gente muito bem”.

O CRAS I fica no Cruzeiro, o CRAS II fica na Área Verde, o CRAS III está localizado no Bairro Novo e o CRAS IV atende quem mora no Maria Auxiliadora e proximidades. O CREAS fica no Centro.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

 

 

Last modified: 10 de março de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content