FUNCULTURA oferece capacitações para produtores artísticos gravatenses

29 de abril de 2019

O Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (FUNCULTURA), em parceria com a Prefeitura de Gravatá, está promovendo capacitações para os produtores culturais gravataenses nesta segunda-feira (29) e terça-feria (30) no auditório da Secretaria de Educação, entre as 8h às 18h. O objetivo é instruir os produtores a inscreverem seus projetos artísticos e culturais no edital do FUNCULTURA 2019/2020, com previsão de publicação para o mês de junho.

Nesta segunda, a capacitação foi voltada para os produtores da área musical, enquanto que na terça, as oficinas serão oferecidas para os produtores das demais áreas artísticas. A Produtora Cultural, Lígia Verônica, falou sobre o intuito das oficinas e sobre a importância de incentivar o acesso à cultura.

“A capacitação busca orientar os participantes sobre o edital do projeto e sobre o preenchimento da planilha que será enviado ao FUNCULTURA. Caso o projeto seja aprovado, será depositado um valor na conta do participante para que seu projeto seja executado. Em cada município, percebemos que há uma riqueza de cultura que precisa ser apresentada para o público. Temos o intuito de mostrar para os visitantes as coisas que parecem simples, mas que fazem parte da cultura do município”.

Márcia Silva, participante da oficina, contou como aproveitou o momento e falou como busca ampliar a divulgação da cultura gravataense.

“Fiquei sabendo deste projeto através do site da prefeitura. Eu vejo que Gravatá tem um grande potencial cultural e é importante mostrar para o público nossa riqueza. Temos setores que são muito ricos como o artesanato e a música. Agora temos a oportunidade de divulgar a nossa cultura para todo o país”.

O FUNCULTURA é um projeto realizado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) e tem como objetivo tornar a cultura mais acessível, plural e democrática. Através de editais que são publicados anualmente, os produtores artísticos e culturais, das mais diversas áreas, inscrevem projetos que, após analisados pelo fundo, podem receber recursos financeiros para que possa ser posto em prática, como peças de teatro, shows musicais, entre tantos outros.

Sendo assim, o projeto é dividido em duas categorias. Há o FUNCULTURA Geral, que abrange os projetos de Artesanato; Cultura Popular e Tradicional; Literatura; Dança; Teatro; Gastronomia; Fotografia; Patrimônio; Artes Plásticas; Artes Gráficas e congêneres; Design e Moda; Ópera e Artes Integradas. A segunda categoria é o FUNCULTURA Música, que é específico para esta área.

O projeto é voltado para os produtores, artistas e realizadores das várias áreas e expressões artístico-culturais do estado, tendo por base a experiência acumulada em quase 10 anos de divulgação e orientação sobre o FUNCULTURA.

Os interessados em participar das oficinas desta terça não precisam realizar inscrição. Basta se dirigir ao local no horário indicado. Para mais informações sobre as inscrições de projetos e sobre o FUNCULTURA, acesse o endereço: http://www.cultura.pe.gov.br/editais/funcultura-geral-20182019/

Last modified: 29 de abril de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content