Fenearte 2019: Seleção de peças de artesanato para exposição acontece na sexta (31)

29 de maio de 2019

Fotos: SECOM Gravatá

Na próxima sexta-feira (31), a Prefeitura de Gravatá irá realizar uma seleção de peças de artesanato de artistas da cidade para serem expostas no estande da prefeitura na  20ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato – (Fenearte), que acontecerá de 3 a 14 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

“Nossa cidade é celeiro de grandes artistas em vários segmentos. Temos uma grande variedade de peças fabricadas com madeira, pano, metais e chegam a impressionar pela boa qualidade e beleza. Apesar de ser um número reduzido de peças que serão selecionadas, todos os artesãos gravataenses estarão sendo representados. A prefeitura é uma grande parceira e vai sempre estimular e valorizar o trabalho de nossos artesãos,” disse o Prefeito Joaquim Neto.

Os artesãos que tiverem interesse em ter seu trabalho selecionado devem levar uma peça de autoria própria para a Secretaria de Turismo, que fica localizada no primeiro andar do prédio da Secretaria de Finanças, às 8h. A arte deve estar embalada e com identificação, para não ser misturada com a de outros artesãos. O artista deverá buscar a peça de volta às 16h, no mesmo local. O resultado da seleção será divulgado na segunda-feira (3). 

A equipe que irá realizar a seleção é composta por quatro instituições com profissionais da área artística, sem que tenham contato com o nome dos artesãos, para que haja total imparcialidade no processo de escolha, já que a análise das peças será pautada em critérios estabelecidos anteriormente.

A Fenearte é uma feira de artesanato que acontece anualmente e serve para a divulgação dos trabalhos de artesãos de diversos municípios. Durante a feira, os apreciadores podem entrar em contato com os produtores para adquirir as peças em momento posterior. A Prefeitura de Gravatá patrocina os artistas gravataenses, ao comprar um espaço para a exposição das peças na feira, sem que os artistas tenham qualquer gasto. 

Confira os critérios de avaliação para a escolha das peças:

– Apresentar peça que esteja de acordo com a PORTARIA Nº 1.007-SEI, DE 11 DE JUNHO DE 2018, disponível no Documento Base Conceitual do Artesanato Brasileiro, que define os Conceitos Básicos do Artesanato (disponível em: http://www.in.gov.br);

– Identificação com a imagem de Gravatá (apelo cultural e regional);

– Além de caráter estético, deverá apresentar caráter utilitário ou pessoal, de boa qualidade e acabamento.

 

Last modified: 29 de maio de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content