Exames de audiometria são realizados em alunos surdos para receberem novos aparelhos auditivos

27 de fevereiro de 2018

Fotos: Anderson Souza/SECOM gravatá

Foram realizados, na manhã desta terça-feira (27), exames audiométricos com crianças e jovens surdos, dando sequência a uma série de atividades desenvolvida pelo município para melhorar a adaptação e o progresso escolar.

A fonoaudióloga do município, Daniele Porto, realizou nos pacientes exames de audiometria e tirou o molde para os aparelhos auditivos, que serão entregues na próxima sexta-feira (02/03), pela ONG francesa AAESM (Associação de Ajuda as Crianças Surdas do Mundo).

Os exames foram realizados na Escola Cônego Eugênio Vilanova, onde tem se destacado como referência para a comunidade surda, com intérpretes em acompanhamento integral, aulas de libras, adaptação na estrutura física e inclusão dos alunos surdos com os ouvintes, proporcionando equidade na realização de tarefas e atividades. A aluna Aline Pinto, conta sobre sua experiência na escola.

“Posso dizer que minha vida mudou completamente, antes quando eu ia para a escola eu não entendia nada, meus colegas não interagiam comigo, meus professores não sabiam se comunicar comigo e isso me deixava triste. Aqui é diferente. Converso com meus amigos, aprendi a ler, escrever, aprendo de verdade, além de praticar esportes, viajei para o Recife e ganhei medalhas na Paralimpíada. Foi uma sensação muito boa, me senti campeã.” Contou.

No convívio familiar, o comportamento dos alunos também tem melhorado. Emocionada, Josivância Alves, mãe de José Lucivânio, conta sobre a mudança.

“Ele chorava para não ir para a escola anterior, que apesar de ser particular não dava a assistência que meu filho precisava, por isso não aprendia nada. Agora já sabe ler, escrever, tem muitos amigos, começou a jogar futebol, hoje eu soube que ele foi até a biblioteca e pegou dois livros para ler. Posso dizer que a Cônego mudou a vida do meu filho e da minha família, somos eternamente gratos por todo o carinho que eles tem conosco.” Declarou.

Os pais dos alunos que passaram pelo exame de audiometria, foram recepcionados pela equipe pedagógica e de assistência do CIG e da Escola, para que pudessem trocar experiências. A Coordenadora do CIG e Diretora do Departamento Educacional Especializado, apresentou a proposta da escola referência para alunos surdos e incentivou os pais que ainda não participam do projeto para matricular seus filhos.

“Esse contato, de saber como tem sido bom para tantas crianças e adolescentes que já estudam na Cônego, que fazem parte dessa comunidade e estão felizes com o trabalho que vem sendo realizado, serve de estímulo, pois mostramos que estamos preparados e prontos para atender a todos. O voto de confiança dos pais é fundamental, eles precisam acreditar que seus filhos são capazes e participar de todo o processo de inclusão e desenvolvimento.” Afirmou.

A entrega dos aparelhos será realizada na Secretaria de Educação, na próxima sexta-feira (02). Com a ação, serão beneficiados 19 alunos e 1 funcionário da rede municipal.

Last modified: 27 de fevereiro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *