Estudantes e professores da rede municipal se preparam para participarem das Olimpíadas de Matemática e de Língua Portuguesa

19 de fevereiro de 2019

Foto: SECOM/Gravatá

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – (OBMEP) e a Olimpíada de Língua Portuguesa estão chegando e os alunos e professores da rede municipal de ensino de Gravatá já estão se preparando para enfrentar as maratonas.

As olimpíadas acontecem anualmente e têm o objetivo de avaliar os níveis de proficiência dos estudantes de escolas públicas nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. Os estudantes são avaliados através de provas objetivas e escritas e os alunos com melhores rendimentos são premiados. Além dos estudantes, professores também podem concorrer nas Olímpiadas de Língua Portuguesa.

A OBMEP está na sua 19ª edição e é dividida em três níveis que são estruturados de acordo com a complexidade adequada para cada etapa de ensino. No nível 1, participam os alunos do 6° e 7° Ano. O nível 2 abrange o 8° e 9° e o nível 3 é destinado aos estudantes do Ensino Médio. 

As escolas municipais participam da competição nos níveis 1 e 2. As provas acontecem em duas fases. A primeira acontecerá no dia 21 de maio e será composta por 20 questões objetivas, sendo aplicadas pelos próprios professores das escolas. Já na segunda etapa, que ocorrerá no dia 28 de setembro, a prova irá conter seis questões discursivas e será aplicada em um local determinado pela OBMEP.

Já a Olimpíada de Língua Portuguesa está em sua 6ª edição e consiste em um concurso de elaboração de textos sob o tema “O lugar onde vivo”. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária – (CENPEC), integrando as ações criadas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

Tanto os professores, quanto os alunos entre o 5°Ano do Ensino Fundamental e 3° Ano do Ensino Médio poderão participar em uma das quatro categorias existentes. Cada série produzirá um gênero textual específico para a categoria. A primeira, voltada para os alunos do 5º Ano exigirá a produção de um poema. A segunda categoria exige das turmas do 6º e 7º Ano a escrita de memórias literárias. Os estudantes do 8º e 9º produzem crônicas. Para o Ensino Médio, é cobrado dos jovens do 1º e 2º Ano a construção de documentários, enquanto que os do 3º Ano redigem artigos de opinião.

As premiações da OBMEP consistem em medalhas e menções honrosas. No ano de 2018 cerca de 200 alunos da rede municipal de Gravatá foram aprovados para a segunda etapa.  

A Olimpíada de Língua Portuguesa irá premiar tanto os semifinalistas, quanto os finalistas e vencedores. Os melhores professores receberão uma imersão pedagógica internacional e os alunos vencedores ganharão uma viagem cultural em território brasileiro, além de terem seus textos publicados em um livro.

As inscrições para a OBEMEP estão abertas desde o dia 5 de fevereiro e vão até o dia 15 de março. Para as Olimpíadas de Língua Portuguesa, os interessados poderão se inscrever a partir desta quarta-feira (20), sem prazo ainda divulgado para o encerramento. As inscrições para as duas olimpíadas são realizadas nas próprias escolas.

Last modified: 19 de fevereiro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content