Escola Cônego Eugênio Villanova seleciona estudante do 4º Ano que irá representá-la no Concurso Ler Bem 2019

2 de maio de 2019

A Escola Cônego Eugênio Villanova realizou na manhã desta segunda-feira (2) a primeira etapa da 8ª edição do Concurso Ler Bem, promovido pela Associação Pernambucana de Atacadista e Distribuidores (ASPA). Dos três competidores da escola, foi a pequena Adriana Jenifer da turma do 4º Ano quem se destacou e venceu essa etapa.

“Fiquei muito feliz por ter vencido. Quando eu estava lendo o texto, fiquei mais confiante e vi que eu poderia ganhar essa primeira etapa e ir para a próxima. Gosto bastante de ler e esse concurso vai me ajudar a melhorar ainda mais”, disse.

Para selecionar o estudante representante da Escola Cônego Eugênio Villanova na próxima fase do concurso, formou-se, diante do público formado pelos professores e alunos da escola, uma bancada de jurados constituída pela gestora da escola, Maria Cristiane, pelos professores Maria da Paz, José Marcio e pela bibliotecária, Susan Kelly.

“Este concurso incentiva a leitura e o resgate de valores. Infelizmente, a maioria das crianças não são incentivadas a ler em seus lares. Então, como escola, temos o papel de despertar este interesse nelas e quando um aluno é premiado, ele se sente valorizado e impulsionado a querer ler mais”, disse a gestora Maria Cristiane.

A professora do 4º Ano da Escola Cônego Eugênio Villanova, Roseli Maria, preparou os alunos para o concurso e comentou sobre a importância da competição.

“Todo ano os alunos vão com muita garra e interesse para este concurso. Ficamos felizes em ver nossas crianças participando de um projeto que incentiva a leitura. Isso melhora bastante o desempenho em sala de aula”.

 

O Concurso Ler Bem busca desenvolver atividades que promovem e incentivam o gosto pela leitura nos estudantes das turmas do 4º ano das escolas públicas de todo o Brasil. O concurso analisa três critérios essenciais para isso, como a espontaneidade, a entonação da voz e a aplicação de pausas necessárias pela pontuação dos textos lidos.

A competição é dividida em quatro etapas. Na primeira, é a própria escola que elege o aluno que irá representá-la na segunda etapa. Nesta segunda etapa, os alunos selecionados por cada escola representam a instituição na competição que acontece na Secretaria de Educação. Ao final, um estudante é escolhido para representar a cidade na terceira fase, que é a regional, seguidas das fases estadual e nacional.

Os vencedores da fase final receberão como prêmio uma participação no 19º Encontro da Aspa, que acontecerá entre os dias 6 e 8 de dezembro. Além desta participação, o vencedor será contemplado com uma hospedagem no Resort em Pernambuco. Os segundo e terceiro colocados também receberão este prêmio.

Last modified: 2 de maio de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content