Esaú Ferreira e Maria José Arantes são os homenageados do Carnaval 2019 em Gravatá

1 de março de 2019

Fotos: Arquivo pessoal

Os dias carnavalescos de Gravatá em 2019 farão referência a dois nomes de peso na história da folia da cidade. Já falecidos, mas imortais para a memória gravataense, os homenageados do Carnaval deste ano são Esaú Ferreira e Maria José Arantes.

O anúncio foi realizado pelo Prefeito Joaquim Neto que destacou a contribuição histórica dos foliões para o Carnaval da cidade.

“Serão sempre lembrados pela alegria e animação. Não perdiam um Carnaval e faziam a festa ainda mais especial. A homenagem é justa e é para que todos os amigos e familiares desses grandes gravataenses possam curtir nosso Carnaval por eles,” disse.

Conheça os homenageados:

Esaú Ferreira da Silva deixou sua marca porque, nos dias de folia, assumia uma identidade nova. No Carnaval ele era o palhaço Estrelinha. Alfaiate, comerciante, músico da Banda XV de Novembro, pai de 11 filhos, esposo e amigo querido, Esaú esbanjava alegria por onde passava. Faleceu aos 92 anos e deixou como legado o fato de brincar o Carnaval vestindo a fantasia que mais refletia a sua alegria e o bom humor, da personalidade que muitos tiveram o privilégio de conhecer de perto.

Maria José de Lima Arantes era carnavalesca de corpo e alma. Não economizava energia quando o assunto era Carnaval e ajudava a levar a tradição adiante. Nos dias que antecediam a folia, ela transformava sua casa em um ateliê. Era ali que a foliã reunia-se com amigas para costurar e decorar fantasias para as crianças que desfilavam no bloco Mocidade em Folia. Participante assídua do nosso Carnaval, ela marcava presença nos principais blocos da cidade, como o Madalena, Trichas, Saudade em Folia, Pega o Beco, entre outros. Maria José faleceu aos 66 anos e deixou sua marca tanto na educação gravataense, onde atuou como professora por décadas, quanto pelas ruas da cidade, por onde ela carregava sempre um sorriso no rosto e a alegria de manter a tradição carnavalesca para os mais jovens.

Last modified: 1 de março de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content