Equipes do CRAS recebem capacitação sobre o Sistema de Gestão do Bolsa Família

14 de fevereiro de 2019

Fotos: SECOM – Gravatá

A Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã desta quinta-feira (14) uma capacitação para os psicólogos e assistentes sociais ligados aos Centros de Referência em Assistência Social – (CRAS) do município. 

O objetivo do encontro foi capacitar os profissionais para melhor atuarem no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família – (SIGPBF). 

Para que as famílias que são beneficiárias do Programa Bolsa Família recebam o benefício, além de estarem inscritas no CadÚnico, é necessário que elas cumpram alguns requisitos, como por exemplo, é preciso que as crianças e jovens atinjam um percentual mínimo de frequência escolar. Os cartões de vacina também precisam estar em dia.

Caso alguns dos critérios sejam descumpridos, dependendo do caso, as famílias podem perder parcial ou integralmente o valor recebido pelo programa. 

Para que isso não aconteça e para garantir o bom rendimento escolar, além do acompanhamento adequado pelos serviços de saúde oferecidos às famílias beneficiárias, é que o SIGBPF atua para identificar os casos de descumprimento das condicionalidades.

Na reunião, os profissionais foram capacitados para operarem o sistema online, na identificação de famílias que estão em situação de risco de perda do benefício. 

Alyson Pereira, Diretor do Sistema Único de Assistência Social – (SUAS) do município, explica que o sistema é de grande importância para a organização do trabalho dos CRAS.


“Esta capacitação serve para que o serviço seja mais eficaz. Ao invés de preenchimento de fichas de papel, tudo é informatizado e compartilhado através do sistema do SIGPBF, que facilita o trabalho das equipes que vão averiguar questões relacionadas ao Bolsa Família,” completou.

Last modified: 14 de fevereiro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content