
Fotos: Bruno Santana / SECOM Gravatá
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência Especializado (CREAS), realizou na noite desta segunda-feira (6), uma ação de abordagem social, com o apoio da Guarda Municipal, a fim de orientar os moradores em situação de rua.
A ação contou com a presença de profissionais do CREAS, como psicólogos, advogados e assistentes sociais, capacitados em lidar com pessoas em vulnerabilidade social.
“Nosso papel com essa população é entender o fator que levou eles a estarem nessa situação, seja por desentendimento familiar e/ou uso abusivo de álcool e drogas e criar estratégias para que esse vínculo rompido ou fragilizado seja restabelecido”, falou Alyson Pereira, psicólogo e coordenador da proteção social especial.
Ações como esta, que são realizadas periodicamente pelo CREAS, foram intensificadas durante a pandemia, a fim de ajudar e orientar sobre as formas de evitar a disseminação da doença e oferecer acolhimento, como explica a advogada e Coordenadora do CREAS de Gravatá, Bárbara Lira.
“A periodicidade dessas ações é de extrema importância para a retirada daqueles moradores que aceitam qualquer tipo de ajuda ou até mesmo um abrigamento e ainda, para a construção de um vínculo da equipe com esses usuários, para que eles saibam que não estão sozinhos e que a secretaria de assistência por intermédio do equipamento socioassistencial CREAS, permanece de portas abertas para qualquer demanda dessa população”, disse.
Desde o início da pandemia até agora, o CREAS já conseguiu resgatar 11 pessoas das ruas, onde quatro retornaram aos lares de familiares, um foi inserido em uma clínica de reabilitação e seis estão acolhidos no abrigo municipal.
Last modified: 7 de julho de 2020