Encerramento do 1º curso de Libras para Agentes Comunitários de Saúde foi realizado nesta sexta (04)

4 de outubro de 2019

Fotos: Ricardo Labastier/ SECOM Gravatá

Na manhã desta sexta-feira (04), no auditório da Secretaria de Educação, foi realizado o encerramento do 1º curso de Libras para os Agentes Comunitários de Saúde de Gravatá. Promovido pela prefeitura, através das Secretarias de Saúde e de Educação, por meio da Associação Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde – AMACS, o curso, que foi inteiramente gratuito, teve início em janeiro desse ano, com aulas semanais e com uma carga horária total de 100h.

“A necessidade de se comunicar em Libras com a comunidade surda do município, durante os atendimentos domiciliares, foi uma demanda trazida pelos próprios Agentes Comunitários de Saúde. Prontamente, o Prefeito Joaquim Neto abraçou a ideia e pudemos colocá-la em prática da melhor maneira possível. Pra essa realização, a Secretaria de Educação entrou com a disponibilização de um professor e do espaço onde foram ministradas as aulas, que foi o auditório da própria secretaria. A instituição que rege a categoria, a AMACS, cedeu todo o material didático, enquanto a Secretaria de Saúde atuou dando todo o suporte necessário” explicou Tatiana Fradique, Presidente da AMACS.

O Prefeito Joaquim Neto, que marcou presença no evento, falou sobre a importância da realização do curso na promoção da inclusão social no município.

“Ficamos muito felizes com a concretização dessa iniciativa, que é primordial, não apenas para os agentes, mas, também, para a efetivação da inclusão em Gravatá, proporcionando um atendimento de qualidade para todos os gravataenses. Queremos frisar, também, que essa é uma ação pioneira no Brasil, em que esses profissionais tiveram acesso a esse curso de maneira inteiramente gratuita”, destacou o prefeito.

O Agente Comunitário de Saúde, Fabiano Lira, já atua na área há 21 anos e comentou sobre sua experiência com o curso.

“Libras é uma língua universal. Precisávamos ter um contato mais direto com a população com deficiência auditiva. Devido à dificuldade que tínhamos em nos comunicar com esse público e passar melhor as informações, esse curso foi a solução ideal. Agora, me sinto apto a me comunicar com a comunidade surda e pretendo continuar aprendendo”, registrou.

 

O Secretário de Saúde, Luiz Melo, aproveitou a oportunidade para parabenizar os profissionais pelo seu dia, que coincidiu de ser a mesma data da conclusão do curso.

“Me sinto muito satisfeito em presenciar um dia como esse, em que concluímos a realização de um curso de Libras pra essa categoria, que é de extrema importância e que conta com tantos profissionais qualificados. Inclusive, hoje é o dia dos Agentes Comunitários de Saúde, o que torna tudo ainda mais especial”, pontuou.

 

Last modified: 4 de outubro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content