Em coletiva de Imprensa, prefeito faz balanço sobre início do ano letivo e fala sobre investimentos na educação

12 de fevereiro de 2019

Foto: Ricardo Labastier/SECOM Gravatá

Para realizar um balanço sobre o início do ano letivo de 2019 na rede municipal de ensino, o Prefeito Joaquim Neto e a Secretária de Educação Iris Dias participaram de uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (12), com a participação dos blogs “De olho em Gravatá”, “Mais Agreste”, “Gravatá Hoje” e “Valéria e Você”.

Durante a coletiva, dúvidas foram esclarecidas, pedidos ao vivo da população foram atendidos e os novos investimentos em educação foram comentados.

Dentre os assuntos discutidos, foi falado sobre a primeira semana de aula, iniciada no último dia 4 de fevereiro. Durante essa semana, foram realizadas visitas nas escolas pelo prefeito e pela Secretária de Educação, momento em que também foram entregues fardamentos novos aos estudantes das zonas urbana e rural, mobiliário e utensílios de cozinha para as instituições que estavam precisando. O cronograma de visitação segue nesta quarta-feira (13) nas escolas Maria Alice da Veiga Pessoa, no bairro Maria Auxiliadora, Maria Francisca da Silva, no sítio Casa Nova e a Escola Rainha do Céu, no sítio Ipecacuanha do distrito de Mandacaru.

“As entregas estão sendo realizadas aos poucos, porque fazemos questão de ir pessoalmente para conversarmos com as famílias, que precisam estar integradas no ambiente escolar. A educação da criança se faz dentro e fora da escola e a parceria com os pais é fundamental no processo de aprendizagem,” destacou Iris Dias.

Uma internauta solicitou o serviço de transporte escolar no período da noite para os estudantes que moram na Volta do Rio. O pedido foi prontamente atendido.

O prefeito e a secretária também esclareceram o boato que houve no início da semana sobre a suposta greve de professores e a falta de merenda escolar. Segundo a secretária, todas as unidades escolares estão funcionando perfeitamente com a equipe pedagógica, presença de todos os professores e com a merenda sendo servida, através de cardápio montado por nutricionistas.

Alguns dados também foram apresentados com relação ao ano letivo, como algumas necessidades que foram identificadas nas unidades escolares. O número de alunos surdos cresceu e foi necessário que houvesse a contratação de mais intérpretes de Libras. Também foi visto que há um número elevado de crianças com diabetes e com problemas oftalmológicos na rede municipal, portanto, já estão sendo organizadas visitas de profissionais da Secretaria de Saúde para realizar exames e prestar atendimentos aos alunos.

O planejamento e o esforço realizado pela Secretaria de Educação se refletem de forma positiva nos resultados obtidos nesta primeira semana de aulas, já que além da entrega de fardamentos, mobiliários e utensílios para cozinhas, a frota escolar também foi recuperada, com a presença de monitores nos ônibus e estradas revitalizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural.

E os investimentos continuam. O processo licitatório para a entrega de kits escolares está em fase final e os alunos também receberão os materiais necessários para o ano letivo. Para a construção de novas creches, escolas e quadras poliesportivas estão sendo destinados cerca de 20 milhões de reais.

“Este será o ano de transformação na educação de nossa cidade. Apesar de o país estar em crise, estamos nos esforçando para que nossos alunos tenham acesso a uma educação de qualidade. Não podemos sentar e esperar a mudança acontecer, precisamos trabalhar arduamente e acreditar no potencial de Gravatá,” disse o prefeito na coletiva.

Last modified: 13 de fevereiro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content