Em coletiva de imprensa, prefeito anuncia o investimento de mais de 20 milhões de reais na rede municipal de ensino para 2020

21 de janeiro de 2020

 

Fotos: Fernando da Hora / SECOM Gravatá

O Prefeito Joaquim Neto, ao lado da Secretária de Educação, Iris Dias, participou na manhã desta terça-feira (21) de uma coletiva de imprensa, em que foram apresentados e discutidos os investimentos previstos para a educação do município no ano de 2020. Ao todo, as melhorias anunciadas somam mais de 20 milhões de reais, que se distribuem em construção e reformas de escolas, lançamento de programas educacionais, formação continuada e organização de eventos. A coletiva foi realizada no auditório da Secretaria de Educação.

Os investimentos anunciados pelo prefeito foram desde a construção de duas escolas em tempo integral até a reforma e ampliação de 18 prédios escolares já existentes, o que garantirá o aumento da capacidade física para receber mais alunos, além da melhoria na acessibilidade para pessoas com deficiência nas instituições de ensino. A construção de creches e quadras poliesportivas ao longo do ano também foram mencionadas durante a entrevista.

“A última escola municipal construída em Gravatá foi em 2002, durante um dos meus mandatos. Nos anos seguintes, parece que a educação ficou estagnada e, eu diria, até, que retrocedeu, vista a diminuição do número de estudantes com que nos deparamos em 2017, quando reassumi a prefeitura. Educação de qualidade é uma bandeira que eu levanto e que luto por ela, porque sei que nada avança sem que haja investimentos nessa área. Passei três anos correndo atrás de recursos para anunciar essas obras e poder ver o sonho sair do papel é algo muito gratificante. Por isso, eu digo com o coração cheio de alegria e gratidão que essa é uma nova fase para a educação da nossa cidade”, disse o prefeito.

Novos projetos também foram anunciados, como um programa de distribuição de óculos para os alunos da rede e um outro que visa a complementação da merenda escolar, que fornecerá alimentação aos estudantes antes do início das aulas de cada dia. Também foi assegurada a manutenção da frota escolar, do cardápio da merenda, elaborado por nutricionistas, calendário de capacitações profissionais para todos os servidores da rede, realização dos Jogos Escolares de Gravatá (Joeg), desfile cívico e encontro de bandas, além da aquisição de instrumentos musicais para a banda da Escola Dom Ricardo de Castro Vilela, do distrito de São Severino.

“São muitas obras e programas acontecendo ao mesmo tempo e todo esse trabalho me deixa radiante. É bom ver as coisas pelas quais tanto batalhamos acontecerem, sabendo que tudo isso vai mudar a vida de nossas crianças. Para que a mudança aconteça, nós também precisamos do apoio das famílias. Queremos ter um contato próximo, porque educação é uma parceria entre escola e toda a comunidade. Já na primeira semana de aula, iremos promover reunião de pais e mestres para que todos saibam quem é a equipe que cuidará dos estudantes durante o ano letivo”, informou a Secretária de Educação.

Durante a coletiva, estiveram presentes os representantes dos principais veículos de comunicação da cidade, como os sites Pernambuco Notícias, Mais Agreste, De Olho em Gravatá e das rádios Nova FM e Clima FM. Os internautas também puderam acompanhar e participar com sugestões e perguntas, através da live transmitida pelas redes sociais do prefeito. Os gestores escolares e coordenadores pedagógicos das escolas municipais também marcaram presença e responderam a perguntas referentes às unidades de ensino.

Também foi anunciado o início do ano letivo de 2020, que será no dia 10 de fevereiro, logo após a uma grande reunião com todos os educadores e equipes gestoras das instituições. Foi dito, ainda, que muitas surpresas aguardam os alunos nos primeiros dias de aula, como a entrega dos fardamentos, materiais escolares e livros didáticos. As matrículas seguem abertas em toda a rede municipal.

Last modified: 21 de janeiro de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content